Texto coletivo e colaborativo, elaborados pelos cusistas da Tutoria Online

De Wiki_Semed

Edição feita às 10h55min de 20 de fevereiro de 2016 por Admin (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Texto elaborado pelos cursistas do Módulo "Texto Coletivo e Colaborativo" de Tutoria Online, onde o objetivo foi realizar uma breve introdução acerca da temática Web 2.0. Posteriormente cada grupo acessou uma página específica referente ao seu componente curricular e produziu seu texto coletivo, contendo uma introdução aos temas propostos: o conceito de Web 2.0, Web 2.0 na educação, e na continuidade da elaboração, explorando as possibilidades pedagógicas da Web 2.0 em cada área específica (Matemática, Arte, Educação Especial, etc).

Tabela de conteúdo

WEB 2.0 com possibilidades de interação e colaboração na Educação

A web 2.0 com a ampla possibilidade de comunicação e interatividade, sem dúvidas deverá ocupar lugar de efetivo de destaque como ferramenta indispensável na educação.Seja qual for a área de conhecimento, o seu uso é possível.

Para desenvolver um estudo sobre a Web 2.0 é preciso lembrar os “bons tempos” da Web 1.0. Naquele momento, era o grande avanço da informática, representando um salto em termos de apoio tecnológico. Em seus estudos Costa (2012) argumenta de forma importante que “A mudança de paradigma de Web 1.0 para Web 2.0 mudou radicalmente a atitude do usuário diante da rede mundial de computadores, mas trouxe consigo algumas inovações em seus aplicativos. Essas inovações tornaram possível desenvolver ferramentas que valorizam a individualidade humana e permitem escrita colaborativa, [...]”.

As ferramentas da Web que possibilitaram a interatividade e a colaboração entre as pessoas em “redes sociais”, também tem causado revolução como plataforma de navegação. Mattar (2013) afirma que “Com a Web 2.0, desenvolve-se também a ideia de um software não estar mais preso a um único dispositivo, mas disponível em diferentes dispositivos. [...] é possível pensar em aplicações e conteúdos multidispositivos”. Cita também estudos que apontam para “uma nova direção da Web: a colisão com o mundo real” (2013).

Na educação as redes de interação passam a constituir uma “nova morfologia em educação” (MATTAR, 2013), pois, a partir delas, ocorrem modificações substanciais na forma de trabalhar e nos resultados do processo de ensino e de aprendizagem, por serem dinâmicas e geram mudanças durante o tempo.

Com essas novas formas de interação, por meio das tecnologias digitais, é necessário pensar em transformações na “cultura de aprendizagem” que ocorre na construção do conhecimento no espaço escolar, para que se possa, também, acontecer transformações na prática pedagógica.

A Web 2.0, nesse cenário de transformação da educação pode oferecer aos profissionais da educação e aos alunos “a possibilidade de interagir com a internet, inserindo, alterando, acrescentando, excluindo, construindo e reconstruindo” (COSTA, 2012) um texto de forma inédita ou compartilhada, e o mais importante, com grande alcance social.

A introdução das diferentes tecnologias digitais no contexto escolar representa, como poderíamos dizer de forma simples, a “invasão” da inteligência coletiva, que se encontra hospedada em plataformas interativas da Web 2.0, também conhecida como redes sociais, em espaços de conhecimentos até então específicos do fazer pedagógico, gerando assim, impactos que estão revolucionando a educação mundial. As ferramentas disponibilizadas nesses espaços possibilitam aos sujeitos da aprendizagem (alunos e professores) o contato com novas “tramas” de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, e a construção interativa e colaborativa de novas formas de aprendizagem, mais significativas, que integram as relações de saberes acumulados socialmente e que representam o apport para o desenvolvimento dos sujeitos de aprendizagem.

Na sociedade contemporânea a grande transformação que a caracteriza é a forma como as pessoas se comunicam, entreterem e adquirem os conhecimentos tendo como suporte interativo as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Garcia (2001a) considera que o “mundo da educação não pode ignorar esta realidade tecnológica nem como objeto de estudo e, muito menos, como instrumento para a formação de cidadãos que já se organizam nesta sociedade através de ambientes virtuais”.

Essa afirmativa leva-nos a indagar sobre a importância das tecnologias como potencial para a inovação pedagógica e as implicações que desencadeiam no ambiente de aprendizagem escolar. Uma dessas implicações diz respeito ao currículo que, segundo Almeida e Assis (2011), “depende de diversos aspectos entre os quais a concepção de currículo e a identificação das características tecnológicas da Web 2.0”. Por esta razão a Web 2.0 tem potencial para facilitar o ensino e a aprendizagem, propiciando recursos que auxiliam atividades participativas, incentivando a construção do conhecimento de forma criativa e colaborativa, e, conseqüentemente, possibilitando a inovação no desenvolvimento do currículo.

Diante do contexto apresenta- se as várias áreas do currículo, bem como os setores da SEMED que deverão relacionar as suas especificidades e usos do recurso da Web 2.0.

Referências

ALMEIDA e ASSIS. INTEGRAÇÃO DA WEB 2.0 AO CURRÍCULO: A GERAÇÃO WEB CURRÍCULO. la educ@cion – revista digital, OEA-OAS, 2011, mai, n. 145. Disponível em: http://www.educoas.org/portal/laeducacion2010 . Acesso em 25.09.2013.

MATTAR, João. Web 2.0 2 redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

HESSEL e SILVA. A inteligência coletiva e conhecimento aberto: relação retroativa recursiva, capítulo 6. Grupo EDVIRT.PUCSP. São Paulo. 2012. Disponível: http://oer.kmi.open.ac.uk/wp-content/uploads/cap06_edvirt.pdf Acesso em: 26.09.2013.



Web 2.0

Textos de apoio

elaborado pelos mediadores do curso

Produção dos cursistas

REFERÊNCIAS

1
Ferramentas pessoais