Anos Iniciais (1º ao 5º)

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

WEB 2.0

[Web 2.0] [1]foi criada em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media. O termo não se refere à atualização nas especificações técnicas, e sim a uma mudança na forma como ela é percebida por usuários, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens. A Web 2.0 aumentou a velocidade e a facilidade de uso de diversos aplicativos, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo existente na Internet.

WEB 2.0 E A EDUCAÇÃO

Com o aparecimento do Web 2.0 muitos sites deixaram de ser estruturas rígidas e estáticas e passaram a ser plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outros utilizadores e visitantes. Assim, a Web 2.0 potencia e facilita a obtenção de conhecimento, tendo um impacto na educação. Um aspecto negativo é que nos dias de hoje, as pessoas não armazenam informações com tanta facilidade e procuram na internet toda a informação já processada, o que não estimula o pensamento crítico. De acordo com Mercado (2007), as principais dificuldades encontradas na educação online, concentram-se nos seguintes aspectos: desenho e conteúdo do curso; planejamento apropriado da interatividade e do trabalho colaborativo por parte do tutor; conteúdo do curso desinteressante para o aluno; prática do professor na EAD online; comunicação entre tutor aluno; preparação do aluno para estudar online; dificuldades para interação de trabalhos em grupo; administração do tempo relacionado com a aprendizagem; e o exercício da tutoria online.

WEB 2.0 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Hoje o professor possui uma grande variedade de ferramentas a serem usadas para ensinar como as ferramentas da web. Conforme Ana Amélia Carvalho,todos estamos conscientes de que há uma grande evolução tecnológica a que os professores não podem ficar alheios, porque os nossos alunos não o estão. Deve-se diminuir a separação entre a escola e o meio envolvente, cada vez mais dominado pelo acesso aos serviços proporcionados através da Internet. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o uso das novas tecnologias já chegaram ás mãos das crianças e o professor tem que interar-se disso,pois,cremos que somente dessa maneira o aluno se interessara de forma concreta no ensino, ajudando assim na sua aprendizagem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A maneira de como o aluno usa a tecnologia no seu dia a dia é condição importante para a sua aprendizagem, apropriando-se e aprendendo por meio dela, entretanto a tecnologia não deve tomar o lugar dos currículos pre estabelecidos e sim adequar-se a ele.

REFERÊNCIAS

MERCADO, L. P. L. Dificuldades na educação a distância online. In: 13º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIED), Curitiba, 2007.

CARVALHO,Ana Amelia A. Manual de ferramentas da web 2.0 para professores. Ministério da Educação,2008.

Ferramentas pessoais