Educação Física

De Wiki_Semed

A WEB 2.0


Tabela de conteúdo

Introdução

A partir de 2004 a empresa americana O´ReillynMedia designou uma segunda geração de comunidades e serviços, que denominaram de WEB 2.0, considerando uma inovação, reponsável pelo sucesso de serviços como You Yube, Facebook, serviços de buscas.

Definição

É uma plataforma aberta que envolve Wikis, Redes Sociais, Tics entre outros que pode ser processado on line por meio de diferentes dispositivos como: celular, computador, tablet, entre outros.Possuindo um cunho interativo e colaborativo.

A web 2.0 e a Educação

A Web 2.0 representa um marco para a educação, pois, é uma ferramenta que proporciona ao aluno a aprendizagem de maneira significativa, pois, o mesmo interage colaborando com outros colegas, podendo jogar, conversar, assistir um filme juntos.Considera o aluno como autor, pois, oportuniza o acesso, remix e produção dos conteúdos que voltam a rede para ser acesado por outras pessoas.Assim, o aluno deixa de se passível e passa a ser participante ou seja "coautor" no processo de aprendizagem. (MATTAR, 2013- grifo nosso)

A Web 2.0 e a Educação Física

Falar em educação física nos remete ao movimento, à brincadeira, à liberdade, elementos tão presentes no universo infantil e também na juventude.No entanto falar de criança e jovem na atualidade também significa dizer um ser multifacetado, um ser que interage com diversas mídias simultaneamente. O grande desafio da educação física é inserir essas possibilidades tecnológicas no desenvolvimento das aulas. O professor, muitas vezes limitado em termos de fluência tecnológica, não consegue fazer ver um via que una a cultura corporal com a cultura experencial do aluno. Possibilidades existem, basta usar a criatividade. Fotografar um Jump e depois postá-lo na wiki para que os alunos identifiquem as capacidades físicas envolvidas no movimento é uma possibilidade de trabalho com a web 2.0.

Ferramentas pessoais