Geografia

De Wiki_Semed

Web 2.0

Na última década do século XX a Internet ganhou destaque e popularidade entre os meios de comunicação. Um acontecimento marcante e que pode ser considerado como divisor de águas da Net foi o surgimento da Web 2.0. Segundo Tim O’Reilly, criador da expressão Web 2.0, diz que Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. A regra essencial da Web 2.0 é o aproveitamento da inteligência coletiva, a qual é possível por que o usuário pode escrever e compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, formando uma teia de conhecimento e colaboração mútua, por meio das ferramentas sociais.



Web 2.0 na Educação

“... em face da dificuldade da ação docente o educador precisará ser um profundo conhecedor da sociedade de seu tempo, das relações entre educação, economia e sociedade, dos conteúdos específicos, das formas de ensinar, e daquele que é a razão do seu trabalho: o aluno... ( Paulo Freire)”

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dispõem de muitos recursos para auxiliar a interação e a dinamização do processo de ensino e de aprendizagem no sistema educacional. Logo as ferramentas disponíveis na Web 2.0 possibilitam oferecer ao processo educacional um novo olhar, diante disso tem como palavra chave a colaboração. Nessa perspectiva o professor deixa de ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos e passa a ser o mediador, aquele que orienta o aluno a ser pesquisador.

Esse processo é possível por meio das inúmeras ferramentas disponíveis na Web 2.0 que podem ser utilizada pelos alunos e professores, por exemplo, uso do Wiki, Blogs, chats, fóruns, podcast, os quais possibilitam a troca de conhecimento, a pesquisa, o debate e a produção. É importante que o professor se aproprie dessas ferramentas e se disponha a usá-las no seu dia a dia.



Web 2.0 na Geografia

As transformações causadas pela Web 2.0 provocaram grandes mudanças na sociedade, e também ao nível das ciências e particularmente na Geografia. A Google (Google Maps, Google Earth e a Wikimapia), os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e o Sistema de Posicionamento Global (GPS) segundo Morgado (2011) “são os principais responsáveis pelas maiores mudanças sentidas na Geografia, tornando tudo o que é espacial especial.” Leia mais em: http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf


Referências MORGADO,Paulo. Geografia 2.0: Para lá da tecnologia.http://www.mopt.org. pt/uploads/1/8/5/5/1855409/geografia2.0_pm.pdf. Acessado em 06/10/2013

Ferramentas pessoais