Ciências

De Wiki_Semed

Introdução

As Ciências, escrita assim mesmo no plural, abarcam vários conhecimentos, entre eles, o biológico, o físico e o químico, nos quais estão interligados discussões científicas e tecnológicas. Diante dessa preocupação e das mudanças socioambientais de nosso tempo, o Ensino de Ciências, além da construção de conhecimentos específicos de Ciências, necessita contribuir com a formação de alunos cidadãos que saibam argumentar, refletir e analisar o contexto o qual estão inseridos e de certa maneira promover a alfabetização científica. Neste novo momento da educação no Brasil, em que as tecnologias digitais tem transformado os conceitos de ensino e de aprendizagem, o ensino de Ciências mostra-se aberto a essa nova metodologia.


Definição

Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação. Web 2.0 foi criada em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media.

Para saber mais: http://www.significados.com.br/web-2-0/


A WEB 2.0 e a Educação

A nova roupagem da WEB 2.0, que revolucionou a nossa relação com a internet, serviu certamente para se pensar nela como uma importante ferramenta de construção do conhecimento, visto que ela é hoje aberta a pesquisa, a escrita, a produção e a divulgação de conhecimentos, ideias, fatos, reflexões... Mattar (2013) destaca que não é mais preciso ter um processador de texto, como o WORD, ou menos ainda, gravar o arquivo em seu computador, pois tudo isso pode ser realizado on line, como por exemplo, utilizando o Google Docs. Por isso, com a WEB 2.0 o software não está mais preso a um único dispositivo, mas diferentes lugares ao mesmo tempo.


A WEB 2.0 e o Ensino de Ciências

Acreditamos que as ferramentas disponíveis na internet como as wikis, as redes sociais, sites de audio e video, bem como os blogs (entre outros) podem ser utilizados em prol do ensino de Ciências, porque assim como essa área de conhecimento, ele é dinâmico e abarca muitos outros saberes. Além disso, nós professores, precisamos nos atentar para essa nova maneira de se relacionar com as pessoas, de contruir conhecimento e de divulgar ideias e reflexões, que o mundo virtual oferece, que também é objetivo do ensino de Ciências. A web 2.0 como recurso de transformação na educação no ensino de Ciências, poderá contribuir com a aprendizagem do aluno. Os professores necessitam incorporar em sua prática metodológica essa possibilidade. A utilização da Internet, no ensino das ciências como fonte de informação e pesquisa, proporciona a realização de atividades, com alunos envolvidos e comprometidos com o que se estuda, estando em consonância com que preconizam as novas propostas de ensino de Ciências.


Para saber mais: http://www.tise.cl/2009/tise_2009/pdf/10.pdf


Referências

MATTAR, João. Web 2.0 e as redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

Ferramentas pessoais