Gestão Escolar

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

Web 2.0

O artigo exemplifica alguns conceitos extraídos da fonte: O'Reilly(2005), que diferenciam a Web 1.0 da Web 2.0. Enquanto que na Web 1.0 usa-se Britânica On line > na Web 2.0 usa-se Wikipédia; na Web 1.0 usa-se sites pessoais > na Web 2.0 usa-se blogs; na Web 1.0 usa-se publicação > Web 2.0 usa-se participação; na Web 1.0 usa-se sistema de gerenciamento de conteúdo > Web 2.0 usa-se wikis; na Web 1.0 usa-se diretórios (taxonomia)> Web 2.0 usa-se tags (folksonomia). Com a Web 2.0, desenvolve-se a ideia de um software não estar mais preso a um dispositivo, mas disponível em diferentes dispositivos. Assim é possível pensar em aplicações e conteúdos multidispositivos. No caso de redes sociais é possível hoje, por exemplo, frequentá-las em diferentes dispositivos: PCs, netbooks, celulares, smartphomes, tablets e outros. A Web 2.0 caracteriza-se por fomentar as publicações, a interação entre os usuários e a organização de informações. A Web 2.0 está além de uma simples tecnologia, mas em viabilizar a construção de conhecimento com a utilização das novas tecnologias.

Web 2.0 na Educação

A possibilidade de avanço na educação está cada dia mais presente com as novas tecnologias e a evolução dos sistemas operacionais que vem sendo utilizada ao longo da história, a internet consolidou-se com a evolução da web, identificado-a inicialmente como web 1.0 com a opção de portais e sites propiciando para os internautas a possibilidade de estudos, pesquisas, por meio de navegação online, permitindo ouvir e fazer download de músicas, lerem textos diversos, assistirem e baixarem filmes. Com a evolução tecnológica surge a web 2.0 trazendo novas maneiras de navegar, usando o chat, o blog, youtube e as redes sociais. E a tecnologia continua modificando e influenciando a sociedade e interferindo principalmente na educação,pois a escola não consegue caminhar na mesma velocidade que caminha a tecnologia, que vem se modernizando a cada dia , alunos chegam com novidades diariamente, e professores se deparam sempre com essa realidade, sem ter tido tempo de conhece-las. Isso causa um transtorno como: professores e alunos desmotivados. Professores por não ter tempo de estudar para se atualizar, e alunos com conhecimento que não são utilizados em sala de aula. Eu penso não ser tão simples assim, existem fatores que contribuem para a pouca utilização das tecnologias disponíveis no mercado. Em se tratando de escolas públicas, na maioria das vezes os equipamentos estão obsoletos e com muitas restrições para utilização da internet, o que dificulta a pesquisa do próprio professor em seus planejamentos, bem como dos alunos quando necessitam fazer uso destes. É necessário que haja investimentos na compra de novos equipamentos e cursos preparatórios para os professores que ainda apresentam dificuldades na utilização das ferramentas tecnológicas.

Web 2.0 na Gestão Escolar

Uma velha aliada do processo de ensino e aprendizagem anda esquecida e até mal falada. Ela atende por várias alcunhas: lição, tema e tarefa de casa são as mais conhecidas. Em parte, esse comportamento está relacionado ao fato de que muitos professores não valorizam essa etapa do processo de construção do conhecimento e propõem atividades pouco intencionais. As crianças, por sua vez, não realizam o que foi pedido ou simplesmente copiam e colam informações da internet para se livrar do que foi pedido.

Esse cenário precisa mudar. "A lição de casa é o único momento em que a criança está longe da escola e se encontra com o que sabe e o que não sabe. É a hora de tomada de consciência das próprias dificuldades", diz Chris D'Albertas, psicóloga, professora do Colégio Vera Cruz, de São Paulo, e estudiosa do assunto. E mais: é uma maneira de desenvolver uma relação de responsabilidade com a própria aprendizagem e com os compromissos da vida, além de um estímulo à autonomia, já que não se trata de tarefas feitas simplesmente para entregar ao professor, mas de um instrumento poderoso de aprendizagem para o aluno. "Para nós, docentes, a lição possibilita rever o que foi planejado. Se, por exemplo, a turma teve dificuldade para realizar uma atividade, é sinal da necessidade de retomar o conteúdo trabalhado", completa Chris. Por isso, é fundamental rever como o material é recebido. "A escola faz a criança ver a tarefa como algo que ela precisa trazer certinho e que será corrigido pelo professor. E isso é um erro grande", ressalta a especialista. No momento da entrega, é preciso dar um retorno aos estudantes. Por que determinada questão não foi respondida? O que foi difícil resolver? Por quê? Por que houve muitas respostas distintas para a mesma questão? Em resumo, a boa lição de casa é aquela que desafia o aluno, fazendo com que ele coloque em jogo seus conhecimentos e perceba se há dificuldades. A tarefa de casa deve ser motivadora e atrativa, causando interesse e satisfação em realiza-la, produzindo assim o conhecimento. Da mesma forma o professor deve valorizar a produção da tarefa trazida pelo aluno, proporcionando condições para troca de experiências, enfatizando o conhecimento adquirido na realização da tarefa. Ao pensar uma tarefa para ser realizada em casa o professor deve ter claro sobre os seus procedimentos quanto a devolução do aluno, ou seja, como será as correções, qual encaminhamento dará aos alunos que não realizaram e que atitude tomar diante das situações apresentadas. A tarefa não tem fim em si mesma, existe um propósito e uma finalidade que deve ser conhecida por todos alunos além do que, estas atividades devem ser planejadas, com propostas de desafios interessantes e significativa.

A Divisão de Gestão,representada pelo comitê, acompanha as 94 escolas do municípios e os 96 CEINF's utilizando o instrumento da WEB disponibilizado pelo MEC: O PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza autoinstrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta. O sistema tem a característica de ser auto-instrutivo e interativo. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados.

Referências

Texto da Nova Escola:

Lição de casa com a web 2.0 Lição de casa é coisa séria. Para torná-la mais atraente, saiba como usar blogs, fóruns e chats para transformar a rotina da turmaTítulo do link


http://pdeescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=37&Itemid=56

Ferramentas pessoais