Educação Infantil

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

Web 2.0

A Web 2.0 trata-se de uma ferramenta virtual que permite lançar conhecimentos de forma coletiva, tendo como suportes os blogs; wikis; e podcasts. Este ambiente de aprendizagem coletiva proporciona que seus participantes atuem de forma interativa e online, visando a educação.

Web 2.0 na Educação

Para a Educação, a Web 2.0 permite que ocorra uma a interação de forma simultânea entre todos os atores envolvidos neste processo (professores, tutores e alunos) estabelecendo um elo entre os mesmos. Desta forma, a interatividade conjunta entre os atores participantes, propicia ao aluno uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo oferecido, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. A esse respeito,Moran (2003) caracteriza a educação online como “um conjunto de ações de ensino-aprendizagem desenvolvidas por meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência”.” [<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/NJsacDCsiPg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe> ]

OS RECURSOS DA WEB 2.0 NO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na atualidade percebemos que na vida de muitas crianças o acesso as diferentes tecnologias já faz parte de suas vidas antes mesmo do acesso a vida escolar. São muitas as novidades que já aprenderam com as tecnologias quando chegam no ambiente escolar. Neste contexto, o professor ao interagir com a linguagem digital que o aluno usa em seu cotidiano, fortalece o vínculo e se não acontecer isto, a tecnologia não vai auxiliar na aprendizagem. A educação esta caminhando para uma aprendizagem mais colaborativa, interativa, autônoma e crítica. Nesta perspectiva, o professor precisa saber o que existe de tecnologia, para poder explorar de forma adequada no contexto escolar, transformando assim a prática pedagógica de forma mais dinâmica, motivadora e produtiva por meio das tecnologias da Web 2.0 inseridas na sociedade contemporânea. No contexto da Educação Infantil, a Web 2.0 atua também como uma possibilidade pedagógica em que as crianças entram em contato com a aprendizagem de forma virtual, coletiva e interativa. Por meio da utilização deste recurso, possibilita o estímulo das mentes infantis, além de potencializar o seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.

Considerações Finais

Por tudo isso, entende-se que nesse processo de aprendizagem por meio da Web 2.0, a criança assume papel de aprendiz ativo e participante e sujeito de suas próprias ações, que visam a autoaprendizagem e a interaprendizagem.


Referências

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo:Loyola, p. 39-50, 2003.

Ferramentas pessoais