Gestão Estratégica no Mundo Digital

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

Gestão Estratégica

Pdca1.jpg

PDCA''

A Gestão Estratégica da SEMED é responsável pela estruturação, construção e coleta de dados com vistas a subsidiar o planejamento estratégico da secretaria, bem como, fornecer elementos para a formulação de políticas públicas educacionais no âmbito municipal. Fazem parte da gestão estratégica equipes responsáveis pelo: Programa Avalia-REME; Censo escolar, Matrícula Digital, Bolsa Família e Informações gerenciais; e Planejamento Estratégico. Nesse contexto, as exigências da contemporaneidade conduzem a utilização das novas tecnologias, em especial àquelas que demandam um trabalho coletivo e participativo, que se materializem na inteligência coletiva, para um processo de gestão eficiente. Assim a Web 2.0 como concepção de utilização da internet como plataforma pedagógica é de grande importância, pois de acordo com Lévy (2003, p. 28-29) "uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada,coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências. E [...] a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuos das pessoas, e não o culto de comunidades fetichizadas [...]". Com essa concepção as equipes utilizam a Web 2.0 com a construção de: blogs (COPLAV, DIMAIG e COIG), cursos online no ambiente virtual moodle, livros digitais, armazenamento de arquivos nas nuvens (sky drive e you tube).

Programa Avalia - REME

O Programa Avalia - REME busca reformular o PROMOVER, com o objetivo de atualizá-lo e integrá-lo ao uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's). Esse programa tem em seu bojo a avaliação externa da SEMED, que é aplicada desde 1999; a formação de docentes e gestores nos aspectos relativos à avaliação; e a Avaliação Institucional que está em fase de planejamento.

A avaliação externa tem como objetivo garantir a qualidade do ensino oferecido, por meio do desempenho dos alunos e informa os fatores sócio-econômicos que influenciam na construção do conhecimento. A formação de docentes e gestores se dá por meio de oficinas de elaboração de itens, produções de textos para socialização e cursos online, esses cursos iniciaram-se no mês de agosto/2013 com o curso Avaliação em Larga Escala na Perspectiva do Programa Avalia - REME: objetivos, usos e interpretações. A Avaliação Institucional, em fase de planejamento,tem por objetivo construir, aplicar e aprimorar os instrumentos de coleta de dados e de análise das realidades das unidades educacionais. A escola precisa passar pela avaliação institucional para então avaliar, emitir juízo acerca do outro, principalmente quando esses juízos são emitidos sobre a aprendizagem do outro. A principal função da avaliação institucional é envolver ativamente os segmentos da unidade escolar para desenvolver comunicação entre eles, por meio de linguagem simples com aprendizagens significativas para a própria escola.A avaliação institucional é um procedimento que fundamenta a tomada de decisão relativa a tornar a instituição mais eficaz, ou seja, é um ponto de apoio e de referência para ações concretas de aplicação de políticas públicas.

Informações Gerenciais

A COIG (Coordenadoria de Informações Gerenciais) gerencia dois bancos de dados, sendo um nacional e o outro municipal (DIMAIG). E também fazemos o acompanhamento da frequência dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Edunet é um sistema composto por uma base municipal de dados única e por módulos que suportam diversas atividades. Atividades estas como o gerenciamento dos dados do aluno, boletim escolar, diário de classe (fase de teste), atas de resultados finais, dados cadastrais das Unidades Escolares e relatórios para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação(Semed) com resultados concretos por meio do uso da tecnologia da informação. Por meio do Edunet realizamos as matrículas dos alunos online desde 2006.

Bolsa Família

A gestão do acompanhamento das condicionalidades na área da educação é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e realizado por nós profissionais da educação do município, com o apoio e parceria da SENARC/MDS. O compromisso da condicionalidade da educação é a frequência escolar de cada integrante em idade escolar (de 6 a 17 anos) das famílias beneficiárias do Bolsa Família. O acompanhamento é realizado bimestralmente com todas as escolas municipais, estaduais, federais e particulares do município de campo Grande e o registro da frequência escolar realizado por meio do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar (Sistema Presença).

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da SEMED tem como finalidade estruturar o PES da secretaria, sistematiza e monitora as ações do Plano de Ações Articuladas (PAR). Nesse sentido é o órgão que desenvolve todo o processo de articulação estratégica no que concerne à estrutura física e pedagógica da secretaria.O planejamento estratégico visa implementar as mudanças, os anseios por meio de medidas reformuladoras das ações públicas. Este é um instrumento gerencial com objetivo de adequar e direcionar as ações almejadas em resposta a um esforço comum para concretização da missão da SEMED, que é a qualidade da educação empreendida em nossas escolas. É também uma ferramenta da organização das atividades e ações propostas. "A gestão do futuro permite a identificação do melhor momento e da melhor forma de aplicação do poder (vontade e meio) disponível para ajudar a construir o futuro desejável que levará a conquista dos objetivos estratégicos"(Projeto Brasil 3 tempos. NAE).

Referências

CRUZ,S.R.de.(orgs.) PROMOVER Educação de qualidade: programa municipal de avaliação externa de desempenho dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. Campo Grande: SEMED, 2011.

LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva. Por uma Antropologia do Ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional,2013.
Visualizações
Ferramentas pessoais
Navegação
Ferramentas