Turma - B - Matutino

De Wiki_Semed

(Diferença entre revisões)
Linha 3: Linha 3:
----
----
=='''INTRODUÇÃO'''==
=='''INTRODUÇÃO'''==
-
 
+
A escola é um ambiente de múltiplas aprendizagens, isso porque ele pode ocorrer de várias formas e sob diversos aspectos. Para tanto avaliar dentro desse contexto se torna muito complexo e ao mesmo tempo desafiante, haja vista que os instrumentos que serão utilizados devem ser elaborados de acordo com o aluno e não o contrário, não aplicamos avaliação para atender os anseios da escola e da sociedade.
 +
Para Dalben (2005, p.66) "a avaliação se faz presente em todos os domínios da atividade humana. O 'julgar', o comparar', isto é, 'o avaliar' faz parte de nosso cotidiano, seja através das reflexões informais que orientam as freqüentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões", dessa forma ela dentro da escola deveria fazer com o aluno e o professor refletissem sobre o que está sendo "estudado" e pudessem interferir.
 +
Contudo, corroboramos com Caldeira (2000) quando diz que:
 +
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma
 +
determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num
 +
vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de
 +
homem, de educação e, conseqüentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso
 +
na teoria e na prática pedagógica. (p. 122)
 +
Mas para que essa avaliação ocorra efetivamente no contexto escolar, a própria instituição deve abrir mão de alguns dogmas ditados pela sociedade, como por exemplo a classificação, a disputa e a competição exacerbada.
[[Arquivo:Ava1.jpg]]
[[Arquivo:Ava1.jpg]]

Edição de 14h14min de 14 de junho de 2013

'AVALIAÇÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO ALUNO/2013Cloud-avaliação.jpg



INTRODUÇÃO

A escola é um ambiente de múltiplas aprendizagens, isso porque ele pode ocorrer de várias formas e sob diversos aspectos. Para tanto avaliar dentro desse contexto se torna muito complexo e ao mesmo tempo desafiante, haja vista que os instrumentos que serão utilizados devem ser elaborados de acordo com o aluno e não o contrário, não aplicamos avaliação para atender os anseios da escola e da sociedade. Para Dalben (2005, p.66) "a avaliação se faz presente em todos os domínios da atividade humana. O 'julgar', o comparar', isto é, 'o avaliar' faz parte de nosso cotidiano, seja através das reflexões informais que orientam as freqüentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões", dessa forma ela dentro da escola deveria fazer com o aluno e o professor refletissem sobre o que está sendo "estudado" e pudessem interferir. Contudo, corroboramos com Caldeira (2000) quando diz que: A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, conseqüentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica. (p. 122) Mas para que essa avaliação ocorra efetivamente no contexto escolar, a própria instituição deve abrir mão de alguns dogmas ditados pela sociedade, como por exemplo a classificação, a disputa e a competição exacerbada. Ava1.jpg

Ferramentas pessoais