Web 2.0 na Língua Portuguesa

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

Web 2.0 na aprendizagem da Língua Portuguesa

14339.gif

Texto elaborado pelos cursistas Sueli Leal,Yaisa Melina de Araújo, Marizete

Introdução

Este texto pretende colocar em pauta uma discussão a respeito da aprendizagem da Língua Portuguesa por meio do ambientes virtuais, a produção textual utilizada na Web e a linguagem utilizada pelos “internautas” em ambientes de comunicação virtual. Este é um tema muito discutido na escola como fator que pode interferir na aprendizagem das normas cultas da Língua Portuguesa. Será que o uso da linguagem com abreviaturas, erros de grafia, concordância e falta de acentuação pode prejudicar o aprendizado da escrita e produção textual?

PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE VIRTUAL

Web 2.0

Web 2.0 na aprendizagem

O aparecimento da Web 2.0 é um fato incontornável na nossa sociedade que originou uma revolução social e cultural. Mudamos a forma como comunicamos, interagimos, compartilharmos e aprendemos. Nas escolas, as transformações originadas por esta sociedade de informação sujeitam os professores a mover-se numa escola que não lhes é familiar, mas na qual têm de trabalhar, formando alunos do mundo da geração digital, em que nós os tradicionalmente detentores do saber, não passamos de imigrantes digitais (Prensky, 2001). Neste contexto as ferramentas da web 2.0 proporcionam a professores e alunos oportunidades múltiplas e benefícios na aprendizagem. Contudo, apesar do reconhecimento das suas vantagens, elas não serão produtoras de mais e melhor conhecimento se os docentes não as utilizarem de maneira a propiciar a aprendizagem e a construção de conhecimentos.

Web 2.0 na aprendizagem da LÍNGUA PORTUGUESA

Indicações de recursos da Web 2.0 para a aprendizagem da língua portuguesa

Nesta perspectiva para consolidar aprendizagem da Língua a partir do uso das ferramentas tecnológicas, há um grande número de recursos disponíveis como a Wiki,que possibilita produzir textos coletivamente. Há também os fóruns que é um ambiente em que os alunos podem ler, discutir, refletir e realizar produções escritas a partir do que foi debatido, bem como a partir dos registros dos argumentos postados no Blog. A exploração e a produção de Hipertextos vem revolucionar os modos de ler e interagir com os textos, explorando os textos multimodais com cores, movimentos, músicas, textos diversos, com conexões entre um texto e outro ou mesmo um ambiente e outro. Neste contexto há uma grande possibilidade de explorar todos os eixos da Língua: oralidade, leitura, produção e análise e reflexão da língua, por meio de atividades significativas que integram os saberes escolares com o usos das diversas ferramentas tecnológicas, possibilitando transformar informações em conhecimentos significativos, propiciando a aprendizagem, a alfabetização e o letramento dos alunos na cibercultura.

Considerações Finais

Referências

Ferramentas pessoais