Web 2.0 na Geografia

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

Web 2.0 na aprendizagem da Geografia

Texto elaborado pelos cursistas Henrique Manoel Ramos Alberto e Erika Witkowski

Introdução

Negar o uso das tecnologias no século XXI é praticamente impossível. Até mesmo uma pessoa que diz não ter habilidade em manusear computadores e smartphones está inserida neste mundo globalizado de certa forma, isso vai desde um simples ato de embarcar em um ônibus circular com seu cartão magnético até verificar consultas médicas na recepção de uma clínica ou posto de saúde. Aos poucos se pode perceber que a sociedade está cada vez mais dependente, ou até mesmo se arriscando a dizer que totalmente dependente, da internet e dos recursos que ela pode nos proporcionar. Um dos avanços que podem ser destacados é o advento da Web 2.0 que abre um leque de possibilidades para quem tem acesso à rede de computadores. Este passo que, inicialmente democrático, desde que usado com bom censo, pode nos proporcionar um rico ambiente de aprendizagem e construção coletiva.

Web

Web 2.0

Web 2.0 na aprendizagem

Web 2.0 na aprendizagem da Geografia: uma possível parceria

Quando nos referimos ao título "uma possível parceria" é no sentido de colocar que a web 2.0 pode ser uma importante ferramenta para a integração dos professores. Enquanto formadores percebemos as dificuldades em Geografia dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a WEB 2.0 acabou sendo vista como uma possível ferramenta para interação entre os docentes de áreas especificas dos anos finais juntamente com os dos anos iniciais. Neste caso o contato disponibilizado por esta tecnologia é no sentido de interagir para esclarecer duvidas, por meio de perguntas e trocas de experiências em Geografia, principalmente no que se refere ao que chamamos de alfabetização cartográfica.

Indicações de recursos da Web 2.0 para a aprendizagem da Geografia

Sugestões da Web 2.0 para interagir com a Equipe de Geografia SEMED

Facebook Geografia Morena

Blog Geografia Morena

Acesse e deixe sua sugestão!

Considerações

Um constante desafio e superar a fragmentação curricular, buscando uma maior interação entre as áreas. A web 2.0 se tornou uma possível ferramenta para uma nova tentativa para promover esse encontro. Não descartando o contato pessoal mas acrescentando a ele possibilidades devido as dificuldades na rotina de cada um.

Referências

Ferramentas pessoais