Web 2.0 na Coordenação Pedagógica

De Wiki_Semed

Tabela de conteúdo

Web 2.0 na aprendizagem na Coordenação Pedagógica

Texto elaborado pelos cursistas Maria Aparecida Messa, Yaisa Melina de Araújo, Francisca Ferreira Venâncio,Marizete Ort Aquino Bozelli, Eliane Conceição Ribas Monteiro

Introdução

A coordenação pedagógica pode ser esse espaço de conquista coletiva, de satisfação, mediado pela tecnologia. Os ambientes virtuais de aprendizagem, muito usados pelos estudantes dos cursos na modalidade a distância, pode ser um espaço utilizado pelos professores para a ação de construir processos, pensar possibilidades e até a própria formação em respeito aos vários estilos de aprender e ensinar. Ambiente Virtual de aprendizagem Moodle: Fio gerador de uma teia de conhecimentos na prática do professor coordenador e sua equipe O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem ampliado de forma significativa o potencial dos ambientes virtuais de aprendizagem. Surgem novas ferramentas de comunicação, novas formas de interagir, de estar presente no virtual mesmo estando distante fisicamente. Esse avanço impulsiona a busca por soluções criativas capazes de gerar sinergia entre as pessoas em um ambiente virtual. Muitos são os recursos disponíveis em um ambiente virtual. No entanto, o maior desafio está em saber tirar proveito desses recursos, planejarem a prática com clareza de objetivos e coerência entre esses e os recursos a serem utilizados. Para que a interação exista de fato e ocorra em sua plenitude, deve-se buscar a aplicação sistêmica da mesma. Em que sentido? Para que o professor reconheça e perceba o significado e a importância da interação com seus estudantes, é necessário que experimente essa interação com seus pares, com a coordenação pedagógica, com a instituição de modo geral. Trata-se de um processo de formação continuada, em que a atuação do professor na ponta, com os estudantes, será fortemente influenciada pelo apoio que ele recebe da instituição em termos de formação e orientação, bem como pelos espaços de vivência e trocas de experiências que podem ser viabilizados por meio do ambiente virtual, com o acompanhamento constante da Coordenação Pedagógica.Mediante as atividades que serão desenvolvidas pelos professores é de suma importância a mediação e acompanhamento do coordenador pedagógico para com os professores.

Web

A idéia da Web 2.0 é tornar o ambiente on-line mais dinâmico e fazer com que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Dentro desse contexto a Wikipédia faz parte dessa nova geração, além de diversos serviços on-line interligados, como oferecido pelo Windows Live, que integra ferramentas de busca, e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança, e etc.

Web 2.0

Web 2.0 e educação Com o aparecimento da Web 2.0 muitos sites deixaram de serem estruturas rígidas e estáticas e passaram a ser plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outros utilizadores e visitantes. Assim, a Web 2.0 potencia e facilita a obtenção de conhecimento, tendo um impacto na educação. Um aspecto negativo é que nos dias de hoje, as pessoas não armazenam informações com tanta facilidade e procura na internet toda a informação já processada, o que não estimula o pensamento crítico.


Web 2.0 na aprendizagem

A Web 2.0 passa a assumir o papel de uma plataforma, pois tudo o que é produzido nas ferramentas fica automaticamente armazenado e à disposição dos utilizadores. Essas características da Web 2.0 motivaram e facilitaram a proliferação de ferramentas entre as quais se encontram as Redes Sociais (surgidas em 2006), que permitem criar, editar, simular, comentar e partilhar texto, som e imagem. A aprendizagem fica ainda mais enriquecida com este novo modelo de Aprendizagem Social - esta já não se restringe mais à envolvente local. Graças à Web, com a sua especificidade globalizante, a influência é muito mais abrangente, aportando, certamente, consigo efeitos multifacetados. Segundo Carrera (2011), este networking permite “(…) partilha de valores, ideais, fluxos financeiros, idéias (…) todo o tipo de permutas.” (p.21). Embora o fato de a Internet for importante para áreas tais como a Educação e a Formação, a Saúde, a Arte, a Política (etc.), mais importante se torna para a Economia. É do conhecimento geral que as pessoas devem ser preparadas para a empregabilidade e não mais para o emprego. Durante a sua vida profissional, já não irão ter mais só um emprego, perto da sua terra natal (etc.) como acontecia antes do fenômeno da Globalização. Assim sendo, a Educação e a Formação também deverão acompanhar esta tendência, por forma a apresentar-se como uma mais-valia na Proficiência dos Conhecimentos e Competências esperados nas suas performances profissionais.

Web 2.0 na aprendizagem da Coordenação Pedagógica

O espaço da coordenação pedagógica vem suprir uma das necessidades evidentes e unânimes entre os professores. Espaço de construção de identidades, seu objetivo é possibilitar a interação entre a equipe tendo as ferramentas como parceiras. Acompanhe a descrição dos principais recursos sugeridos para fazer parte do espaço de coordenação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: - Espaço para publicar Conteúdos e Materiais complementares: este box tem por objetivo disponibilizar para os educadores os conteúdos do curso, bem como materiais de apoio a prática pedagógica do professor. - Espaço de avisos (segundo box localizado a esquerda): espaço destinado a mensagens mais gerais, cujo objetivo é socializar informações de interesse do grupo de professores. - Glossário: ferramenta de apoio aos professores que podem construir de forma colaborativa um glossário do curso, com palavras, sugestões de leituras, de livros ou outro material de interesse do grupo. Figura 1: Sugestão de organização do espaço de coordenação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Indicações de recursos da Web 2.0 na aprendizagem na Coordenação Pedagógica

O papel do coordenador pedagógico quanto a utilização dos recursos tecnológicos na escola, tendo como sujeitos da pesquisa os Coordenadores Pedagógicos do curso de especialização em coordenação pedagógica, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação –SEB/MEC,o papel do Coordenador enquanto mediador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e demais recursos disponibilizados, com foco na aprendizagem do aluno e está fundamentada principalmente nas concepções de Demo, 2010; Lévy, 2001; Orsolon, 2010; Piaget, 1975; Veen e Vrakking, 2009 e Vygotsky, 1998.A metodologia de enfoque qualitativo, caracterizada como uma pesquisa de natureza descritiva, na qual foram elaborados questionários online, compostos de questões abertas, sem intervenção do entrevistador, e com aportes bibliográficos, em que houve a consulta de livros, teses, revistas, artigos e dissertações. Constatou-se que os coordenadores já possuem um olhar diferenciado quanto à utilização destes recursos e acreditam que podem fazer a diferença quando, usados de maneira eficaz e objetiva na construção do conhecimento e a Web 2.0 facilita o trabalho de pesquisa na parte da tecnologia para o coordenador pedagógico mediar a aprendizagem na escola e com os professores e assim articular o significado do trabalho coletivo.

Considerações Finais

Acreditamos que a Web 2.0 colabora para a necessidade de se investir nessa perspectiva de inclusão digital e modernização do cotidiano escolar. É sabido que a informática tem revolucionado amplamente os diversos setores de atividade econômica, social e política, como o sistema bancário, o processo eleitoral o comércio, as telecomunicações, o setor jurídico, médico-hospitalar, a segurança pública e muitos outros. Entretanto, na escola, que é o lugar do saber por excelência, alunos e professores sequer tem um computador com internet na sala de aula. A sala de aula não está “on line”, está “off line”.Os alunos e professores não estão conectados do mundo, estão isolados e desamparados,alienados desse processo de construção coletiva do conhecimento. Os resultados dessa pesquisa mostram que é preciso investir na formação de professores para que tenham uma visão mais atual das possibilidades que a internet oferece enquanto recurso educacional. Nesse sentido, acreditamos que os resultados aqui encontrados sejam representativos de um cenário mais amplo onde predomina nos professores uma visão da web 1.0 (como fonte de informação), lugar para buscar artigos, vídeos, músicas e outros “materiais pedagógicos”, que sejam levados para a sala e “mostrados” para os alunos. Além desse papel, precisamos entender a internet como espaço de socialização, de discussão, de criação coletiva (visão web 2.0). Assim sendo, as razões que nos levam a sustentar a necessidade de promover uma divulgação mais ampla da web 2.0 no meio educacional são: seu elevado potencial pedagógico; a orientação participativa, dialógica e construtivista de tais recursos; o fator motivacional de tais atividades, que possibilitam uma inserção ativa dos alunos na construção do conhecimento, gerando um resultado final passível de ser compartilhado com um público mais amplo que o da comunidade escolar; espaço para o exercício da criatividade, da capacidade de planejamento e realização de atividades de grupo; possibilidade de aguçar o senso crítico do aluno ao analisar um conteúdo disponível na web e criar o seu próprio conteúdo; a inclusão digital; a ampliação das habilidades de caráter técnico, científico, estético, de expressão oral e escrita necessária para a produção conteúdos audiovisual e muito mais.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições 70, 2009. 281p. CASTAÑO, Carlos et al. Práticas educativas entorno web 2.0. Madrid: Editorial Síntese, 2008. 195 p. LÉVY, Pierre. O que é o virtual? (Trad. Paulo Neves). São Paulo: 34 1996. 154 p. O’REILLY, Tim. O que é web 2.0: padrões de design e modelos de negócios para a nova geração dsoftware.Tradução: BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições70,2009.281p.

Ferramentas pessoais