Web 2.0 e História

De Wiki_Semed

A Web 2.0 abre grandes possibilidades para o ensino de História. O primeiro exemplo que pode ser citado é a utilização de blogs, onde é possível disponibilizar materiais produzidos por professores em qualquer lugar. Essa troca de experiências e o feedback podem ser dados na própria página, com informações e trocas partilhadas com outros usuários, mais ou menos ativos. Essas discussões se tornam verdadeiros documentos nas nuvens, que podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Além disso, as redes sociais como o Facebook, ou mesmo o YouTube são ótimas alternativas, tanto para discussões quanto para a disponibilização de aulas, vídeos entre outros, podendo, no caso dos dois citados, serem usados conjuntamente. O professor, por sua vez, em sala de aula, precisa direcionar os trabalhos de forma a criar uma criticidade nos alunos em termos de seleção dos sites mais ou menos confiáveis e dos conteúdos que de fato atendem a uma certa demanda e servem para alcançar objetivos mais específicos.

A aproximação, sobretudo das redes sociais, dessas novas tecnologias com a realidade de sala de aula torna o ensino e a aprendizagem menos penoso para o público-alvo, que é o aluno, o que pode ser, como já tem sido notado, um passo para a diminuição do abismo entre o ensino escolar e aquele que o recebe. Além disso, a própria ideia de colaboração e coautoria levam o educando a uma outra dimensão da escola, desenvolvendo habilidades tão diversas como a leitura, a escrita, a interpretação e a reflexão a partir de contextos de aprendizagens específicos da História.

A Web 2.0 é, portanto, um mundo de possibilidades.

Ferramentas pessoais