Turma - A - Matutino

De Wiki_Semed

“A avaliação como instrumento de investigação e intervenção na aprendizagem escolar”

Tabela de conteúdo

INTRODUÇÃO

Instrumento de avaliação.


Estamos vivendo na era da informação, a inserção no mundo do trabalho em qualquer tipo de núcleo social exige o domínio de conhecimentos, antes desnecessário. Hoje é preciso dominar as novas tecnologias da informação e da comunicação, bem como apresentar habilidades e capacidades de tomada de decisão e raciocínio rápido frente às situações imprevistas. Cada vez mais o mercado de trabalho e os processos de socialização exigem os conhecimentos trabalhados na escola.
No contexto, a escola cumpre seu papel quando oferece a oportunidade ao aluno transformar o seu conhecimento prévio (conhecimento adquiridos ao longo das relações sociais) em saber científico e crítico, que lhe dê a possibilidade de se inserir neste mundo da informação.A escola não pode se responsabilizar apenas para ensinar de forma linear sem se comprometer com a aprendizagem de cada aluno. Sabemos que somente transmitir o conhecimento não é garantia de que o aluno ira apropriar-se do conhecimento. É necessário criar estratégias que possibilitem a aprendizagem significativa.
Sendo assim, também é importante proporcionar uma avaliação adequada as potencialidades de cada aluno e, dessa forma a avaliação servirá como instrumento medidor da aprendizagem e não suporte quantificador da mesma que de acordo com Luckesi, (2011) deve "promover uma diferença "sensível", o que não se coaduna com a objetividade, com padronização." Considerando que nem todos avançaram na mesma proporção, mas todos se desenvolveram cognitivamente a medida de suas capacidades, isso sim deve ser valorizado.
Historicamente, a avaliação escolar assumiu um papel pedagógico propedêutico, seletivo e classificatório, priorizando as capacidades cognitivas. Entretanto, com as constantes mudanças sociais e econômicas, estabeleceu-se no Brasil novas diretrizes e bases na Educação Básica.
Porém, para que a escola possa cumprir bem esse papel precisa pensar no tipo de avaliação que quer desenvolver no seu projeto político pedagógico. E, se quiser saber que tipo de avaliação quer desenvolver em uma escola, será preciso conhecer, o que segundo [Francis Bacon][1] (1561-1620)"conhecer é poder". E, ainda conforme Luckesi(2011, p.149) sem conhecimentos não se chega onde deseja. A fim de conhecer bem a avaliação devemos investigar para conhecê-la e somente ao conhecê-la poderemos agir. Nesse sentido, precisamos compreender a “avaliação da aprendizagem como um ato de investigar a qualidade do seu objeto de estudo e se necessário, intervir no processo de aprendizagem, tendo como suporte o ensino, na perspectiva de construir os resultados desejados.” (LUCKESI, 2011, p.150). Precisamos compreender a avaliação como uma forma séria de investigação e, para isso podemos segundo Luckesi (2011), fazer uma ponte entre os objetos de estudo da ciência e da avaliação que apesar de serem diferentes, uma investiga a realidade e a outra a qualidade das coisas, nos ajudará a compreender e praticar o processo contínuo de avaliação. [2]
Nesse âmbito, aparece a Avaliação da Aprendizagem Escolar, que serve de parâmetro para acompanhar se o aluno está ou não apreendendo os conhecimentos trabalhados na escola e, que servirão de base para a sua formação.
A avaliação como instrumento de investigação e intervenção na aprendizagem está presente constantemente no processo de ensino e aprendizagem escolar. Esta avaliação tem a função se servir de base para o professor poder intervir e replanejar as aulas para retomar os conhecimentos que não foi aprendido ou consolidado pelo aluno. Analisar resultados de avaliação, sem fazer as necessárias intervenções, nos remete a avaliação da escola tradicional, onde se avaliava apenas para quantificar.
É diante deste cenário que o papel do professor é de fundamental importância, pois caberá a ele a responsabilidade de avaliar de maneira correta e fazer a intervenção pedagógica no momento certo, assim, terá uma melhor efetivação do ensino aprendizagem. Diante desta conjuntura, o educador deve refletir sempre sobre a sua prática pedagógica e se questionar se está conseguindo proporcionar boas condições de aprendizagens para todos os seu alunos.
De acordo Hoffmann (2005): mesmo que o educador trabalhe com muitos alunos, sua relação, no processo avaliativo, estabelecer-se-á de forma diferente com cada um deles. Por meio da ação mediadora, da tomada de decisão, ele estará afetando vidas e influenciando aprendizagens individuais. Da mesma forma, cada aluno irá estabelecer maiores ou menores vínculos intelectuais e afetivos com cada professor, resultando em atitudes e respostas diversas por parte destes.
Sendo assim, a avaliação precisa ser mediadora[3], ou seja, ela deve ser um conjunto de observações, análises e intervenções o desenvolvimento da aprendizagem, no qual o processo avaliativo se torna singular quando consideramos o educador como sujeito único, com valores e concepções próprias, devendo ser considerado também quanto ao educando. Desta forma avaliação deve buscar a convergência de significados, de diálogos de mútua confiança para a construção conjunta do conhecimento.
O professor deve ter um olhar diferente para cada aluno, pois sabendo das especificidades de cada um, o educador poderá contribuir de forma eficiente na construção do conhecimento de todos.
Para Hoffmann (2005) as mudanças em avaliação ocorrem muitas vezes por imposição por determinações legais a cada novo governo sem uma discussão com orientações confusas e superficiais e ficam assim os professores nesse meio, perdidos, desorientados. Sendo assim essas mudanças não acontecem como é para acontecer, pois não é levado como principal objetivo a aprendizagem dos alunos. Falta assim uma maior discussão sobre o reflexo dessas mudanças nas pessoas envolvidas. Assim estar em constante investigação para que o método de avaliar não para na primeira tomada de decisão.
Precisamos aprender a ver os alunos com diferenças individuais e saber que a escola deve ser um sinônimo de interação. Pois a escola deveria ser um lugar onde as crianças e os jovens gostem de ficar e assim felizes,tendo um lugar para trocar idéias devem ser avaliados periodicamente para que possam aprender que na escola tem que haver interação e isso só ocorre quando estamos juntos para conviver e aprender, essa aprendizagem precisa ser mediada pelo professor através de intervenções que leve o aluno a compreender a importante tarefa da avaliação que é de melhorar o fazer pedagógico do professor assim melhorando e fortalecendo seu aprendizado.
Enfim, a avaliação deve ser vista como elemento norteador do processo de ensino-aprendizagem que busca produzir compreensão do conhecimento apreendido com objetivo de intervir para melhoria da aprendizagem, indicando o caminho a seguir. Devemos compreender que avaliação não é o conhecimento, mas ela o representa, pois o conhecimento é mais complexo e ela tem a capacidade e a qualidade como elemento norteador de nós, professores no efetivo processo de ensino-aprendizagem.
Sabemos também que durante a montagem do nosso processo avaliativo é importante saber onde o avaliador quer chegar com seus questionamentos, saber se o educando assimilou o que foi proposto no decorrer de nossas aulas. Necessitando desta forma, conhecer, compreender e acolher as diferenças de nossos educandos, proporcionando aos mesmos estratégias diferenciadas para chegar a um resultado comum.

PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO


O processo avaliativo na educação é um desafio a ser atingido pelo professor em sala de aula, pela escola e pelos órgãos de educação municipal, estadual e federal. Pois, a avaliação do processo avaliativo está interligada entre si e um depende do outro para funcionar bem e contribuir para a melhoria do ensino oferecido nas escolas brasileiras.Para que haja um bom resultado e a garantia de uma aprendizagem significativa o educador precisa articular seu planejamento de forma que atenda as diferentes situações de aprendizagem em sala de aula a fim de conhecer e entender como agir para que todos os alunos, principalmente, os que possuem déficit de aprendizagem consigam desenvolver a aprendizagem com intervenções diferenciadas. Sendo assim, o professor devera usar meios que possibilitem conhecer os alunos, suas capacidades e dificuldades para pensar como devera intervir significativamente a fim de contribuir com o desenvolvimento de cada aluno em suas particularidades.
Segundo Hoffmann, (2005), "a interação do avaliador: conhecer, compreender, acolher os alunos em suas diferenças e estratégias [...]" pode diferenciar também a forma de pensar seu fazer pedagógico sendo assim, contribuir para o desenvolvimento do saber de seus alunos.
A Secretaria de Educação avalia o trabalho desenvolvido pelas escolas. A escola avalia o trabalho do corpo docente. O professor avalia o seu trabalho e o desenvolvimento dos alunos e alunas nas aulas e nas provas. Os alunos e alunas avaliam seu aprendizado e a atuação do professor, da escola e assim por diante. Todas estas avaliações estão interligadas entre si, por isso a importância do ato de avaliar.
Então, é preciso entender o que significa avaliar e para que a avaliação serve.
Avaliar significa determinar valia ou valor do esforço empreendido. Ao avaliar estamos atribuindo algum tipo de valor a alguma pessoa, situação ou atitude. Todo tipo de avaliação vem a ser uma forma de classificação. Deve-se analisar qual o objeto e o sujeito da avaliação, para, então, saber o que se tem que avaliar, a quem se tem que avaliar, como se deve avaliar, como temos que comunicar os resultados dessa avaliação.
Para Hoffmann (2005) a avaliação é "uma ação ampla que abrange o cotidiano do fazer pedagógico[...]", portanto ela deve ser vista como um todo, deve acontecer a todo momento para que exerça essa função deverá promover espaços interativos, onde se busca as ações mediadoras para o crescimento coletivo.
Sendo assim, os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, devem estar de acordo com esta nova concepção de educação, pois ela considera que a prática avaliativa deve estar vinculada ao processo ensino e aprendizagem e não seja uma ação desvinculada do processo. A postura avaliativa do professor deverá ser baseada na sua concepção de aprendizagem e do modelo pedagógico adotado pela escola. Segundo Janssen (2003) Um modelo pedagógico baseado na interação e na mediação possibilitará uma avaliação formativa e reguladora[4] em que o papel do educador seja desafiador, estimulando seus alunos na construção do conhecimento.
Para Janssen (2003) uma aprendizagem significativa acontece quando a avaliação é vista como um processo de sistematização e interpretação que deve orientar o docente para que o mesmo possa refletir sobre sua prática pedagógica. E para que isso ocorra a avaliação precisa ser constante, diversificada, continua, sistemática e intencional.
Ainda de acordo com Janssen (2003) a escola deve ser questionada e revisada, na escola deveriam ser levantados questionamentos entre eles: seria o papel da escola preparar indivíduos para a nova organização de mundo e de trabalho, será mesmo função da escola formar sujeitos competentes, competitivos e consumidores? Ou ainda a escola precisa possibilitar o acesso e o desenvolvimento de saberes e competências necessárias para a inserção dos indivíduos como cidadãos críticos, participativos propositivos numa sociedade em transformação. É necessário que façamos uma reflexão do verdadeiro papel da escola na sociedade atualmente, bem como para que ela se torne um lugar aprendizagem coletiva e um ambiente onde os alunos gostem de estar.
De acordo com [Luckesi (2011)][5], o ato de avaliar é um ato de investigar. O professor deve ser um gestor preocupado com esse recurso metodológico, pois enquanto a ciência descreve e interpreta a realidade a avaliação estuda a sua qualidade. Por isso, o professor que não tem conhecimento do ato de avaliar como investigação científica não conseguirá ter uma ação pedagógica e resultados sérios e satisfatórios. Ele ainda enfatiza que há dois tipos de avaliação: uma que avalia um objeto já configurado e concluído e outra que avalia o objeto em construção. Teremos então assim, avaliação de certificação e avaliação operacional. Apesar de as duas terem o mesmo principio da avaliação, evidenciam fenômenos e conceitos diferentes entre si.
Avaliação de certificação: se refere à investigação de qualidade, segue procedimentos básicos e tem como objetivo testemunhar sobre a qualidade do objeto estudado. Ex: Inmetro, OAB, ISO, etc. Os interessados submetem-se a uma prova para avaliar a qualidade e desempenho de sua função; no fim, se aprovados, recebem uma certificação de que está apto a exercer aquela função. Neste caso se, durante a investigação o resultado for insatisfatório, a certificação será negada. Este tipo de avaliação configura-se em dois passos: descrever e qualificar a realidade.
Avaliação Operacional (de acompanhamento de uma ação): investiga a qualidade dos resultados levando em conta o foco formativo (processo) e depois, o foco final (produto). Para este tipo de avaliação, Luckesi nos diz que o objeto é assumido no seu processo de construção que se caracteriza no ato de aprender e tem como suporte o ato de ensinar. Este tipo de avaliação se configura em três passos: descrever, qualificar e intervir na realidade, se necessário.
Diante de tudo isso, é importante que o aluno saiba que vai ser avaliado e qual o processo que será utilizado. A avaliação não deve servir como forma de ameaça ou exclusão, deve ser encarada como algo que venha acrescentar, enriquecer os conhecimentos do aluno, a didática do professor e o ensino oferecido na escola."O papel da avaliação é acompanhar a relação ensino e aprendizagem e possibilitar as informações necessárias para manter o diálogo entre as intervenções dos docentes e educandos". (Da Silva, 2003).
Diante disso, avaliar vai muito além de provas, portfólios ou outro qualquer tipo de registro que se faça para medir o desempenho do aluno. O mais importante é encontrar caminhos diferentes para analisar o crescimento desse educando no processo de ensino e aprendizagem.Para encontrar o caminho é conhecer a realidade do aluno,como diz Luckesi (2011, p.165): Enfim, a realidade, na prática do conhecimento é a "realidade que construímos conceitualmente". Suas riquezas e limites dependerão dos nossos recursos metodológicos, dá a necessidade premente de investigação estar sempre em atividade construtiva. Assim podemos ter uma tomada de decisão que implicará os recursos metodológicos para avaliar o aluno da melhor forma. Assim estar em constante investigação para que o método de avaliar não para na primeira tomada de decisão. Segundo Hoffmann (2005, p. 14) "esta é a intenção do avaliador:conhecer, compreender, acolher os alunos em suas diferenças e estratégias próprias de aprendizagem para planejar e ajustar as ações pedagógicas favorecedoras a cada um". Saber utilizar a avaliação, de forma contínua e evolutiva, e fazer as intervenções pedagógicas para auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas aprendizagens.
Temos que pensar na avaliação como uma tomada de decisão importante, onde à análise e compreensão das estratégias para se promover uma mudança e assim transformar a aprendizagem do aluno. Avaliar implica não somente na aplicação de provas e sim na reorganização, replanejamento e reconstrução do trabalho do professor, sempre acompanhada da pesquisa. O professor não deve se esquecer que uma boa avaliação só acontece quando segue as etapas da observação, reflexão e ação sem essas etapas a avaliação perde todo o sentido de qualificar o aprendizado e passa a apenas medir o conhecimento e não pode ser esse o objetivo da educação, mas o de despertar um compreender do que se é aprendido.
Neste sentido, a avaliação torna-se um elemento importante na formação do indivíduo, pois uma boa avaliação tem a capacidade de fazer o professor compreender o caminho percorrido pelo aluno, fazendo as intervenções necessárias nesse processo de construção do conhecimento. Para Luckesi(2011), o ato de avaliar "envolve uma investigação sobre a qualidade dos resultados de uma ação em andamento, desvendando-a em sua satisfatoriedade (ou não), se necessário, subsidia soluções com base nesse conhecimento.
Portanto, o professor deve assumir a postura do papel de pesquisador, o qual investiga a qualidade da aprendizagem do aluno comprometido na mediação da construção do conhecimento do aluno.
Avaliar significa perguntar, questionar os nossos educandos se este conseguiu assimilar o conteúdo proposto, caso o educando tenha compreendido e assimilado, excelente para seu educador; caso não obtenha sucesso na avaliação, é necessário reestruturar o planejamento e fazer com que o educando possa aprender de uma nova forma e assimile o que está sendo proposto no conteúdo. Assim o professor necessita ser um mediador de conhecimentos despertando em seu educando o gosto pelo novo, tornando a avaliação uma forma prazerosa de verificação de conhecimentos.

AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA


A avaliação como prática educativa deve ser entendida como um procedimento diagnóstico, envolvendo todos os procedimentos disponíveis no processo de ensino e aprendizagem, para tal, o envolvimento e a tomada de decisão no momento do planejamento do professor é imprescindível, sendo a assim a reflexão constante e continua, a reavaliação do próprio plano e as ações destinadas as diversas dificuldades de cada aluno. Pois, segundo Luckesi, (2011)"Um conhecimento produzido sempre subsidiará ações mais adequadas por parte do ser humano." Neste sentido o trabalho em sala de aula, se realiza por meio de conhecimentos prévios dos alunos, antes de iniciar o novo conteúdo a ser abordado. Estes conhecimentos possibilitarão ao professor planejar sua prática pedagógica, de acordo com a realidade dos alunos da sua turma.
[complemente esta leitura em:http://moodle.semed.capital.ms.gov.br/moodle/pluginfile.php/4242/mod_page/content/19/AMBIENTES_VIRTUAIS_DE_APRENDIZAGEM-_Luckesi%20%281%29.pdf]
A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 1.996, representa um marco histórico neste processo transformador, que tem como objetivo formar cidadãos conscientes, críticos e autônomos; esta perspectiva considera que a avaliação é um processo contínuo e emancipatório, pois representa um dos instrumentos norteadores da prática educativa.
A avaliação como prática educativa serve para sistematizar os princípios teóricos que alicerçam a avaliação.
Para Luckesi (2011) na prática escolar o nosso objetivo é que nossos educandos aprendam e por aprender se desenvolvam. Vemos então que um dos objetivos da avaliação é de diagnosticar o que o aluno aprendeu em consequentemente propor soluções que viabilizem um melhor desempenho com resultados satisfatórios.
A avaliação, segundo Luckesi (2011) é sempre dinâmica e construtiva e seu objetivo na prática educativa é dar suporte ao educador para que ele tenha meios de observar e intervir da melhor forma possível de forma que o educando aprenda e que sua ação pedagógica possa ser satisfatória no final do processo. Nesse contexto, a avaliação dá suporte para decisões importantes no ato de aprender, seja para considerar que a aprendizagem foi satisfatória, seja para reorientá-la se algo ficou difuso e sem compreensão. Tudo isso será feito para ter um melhor resultado no foco final.
Ainda,conforme Luckesi (2000), a boa avaliação envolve três passos:
• Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
• Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
• Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
De acordo com Silva (2003), "a avaliação cruza o trabalho pedagógico desde seu planejamento até a sua execução, coletando dados para melhor compreensão da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem e poder orientar a intervenção didática para que seja qualitativa e contextualizada." Ou seja na prática educativa a avaliação deve estar presente em todos os momentos da aprendizagem.
O planejamento é muito importante para o processo de aprendizagem e vai muito além do ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão, que precisa ser registrado mas sem perder sua real função, uma ação coletiva,como afirma Luckesi (2002, p.147)"o ato de planejar é um ato decisório da maior importância e deve ser efetivado dentro de um projeto coletivo institucional". Deste modo tem a função de integrar a escola, não deixando os estudantes nas graças da variabilidade das perspectivas de cada professor.
É importante entender que avaliar não é somente dar provas e notas, mas consiste num processo pedagógico continuo a fim de corrigir erros, construir e desconstruir hipóteses para a construção do conhecimento. A avaliação favorece a interação entre professor e aluno para desenvolver estratégias para avançar na aprendizagem. Sendo assim, avaliar permite conhecermos melhor com quem estamos trabalhando, estimula uma ação para ser realizada com os alunos, particularmente ou não, e permite que o professor tome consciência do real cenário de conhecimento dos aprendizes para intervir sem excluir nenhum aluno. Ao contrario do que muitos pensam sobre a avaliação como instrumento de classificação, inclusão/exclusão, Estebam (2008) afirma que “ a avaliação verifica se os alunos e as alunas apreenderam os conhecimentos supostos como os mais apropriados e que compõem o planejamento de ensino”. Então, pensar em avaliar é trazer a mente uma possibilidade real de perceber até que ponto os alunos avançaram ou não no processo de construção do conhecimento.
A avaliação não pode mais ser um instrumento de seleção e exclusão, pois tanto um como o outro bate de frente com a atual corrente pela inclusão na educação. Para Hoffmann (2005), há uma preocupação extrema da escola em padronizar ações, em estabelecer regras comuns a todos definindo assim somente critérios quantitativos e não qualitativos, além de objetivos precisos. Muito tem se falado em processo avaliativo, mas ainda é muito difícil enxergar justiça na avaliação, sendo ela ainda instrumento classificatório tradicional.
Avaliacao-escolar.jpg
A avaliação não pode ser medida através de números e códigos, pois os mesmos camuflam questões mais graves. Pode-se atribuir, através da avaliação quantitativa, qualquer nota sem justificar, ou seja, superficialmente, o ideal é que se avalie qualitativamente, através de conceitos e observações diárias dos progressos ou não, dos alunos.(HOFFMANN, 2005). Seguindo esse pensamento que o professor é insubstituível na construção do conhecimento, Fica claro sua função mediadora no processo ensino aprendizagem, pois auxilia na interação entre os pares formando uma teia de confiança mútua assim contribuindo para um processo avaliativo mediador.Processo que teve alguns momentos importantes para o professor, pois para se chegar a um resultado satisfatório deve-se levar em conta o contexto escolar e o meio em que os alunos estão inseridos. Depois é fazer que a avaliação tenha sentido como diz Hoffmann (2005, p. 16): Para que o processo avaliativo tenha sentido, as propostas educativas precisam estar articuladas em termos de gradação e complexidade. O objetivo é fazer desafios superáveis aos alunos, de modo que as respostas de cada um provoquem o professor a fazer outras perguntas sobre elas, em outras dimensões, sobre outros assuntos, sob diferentes formas provocativas, também em termos de estratégias de pensamentos.
Portanto, a avaliação deve ser compreendida como elemento indispensável do trabalho pedagógico, como coloca Hoffmann (2005, p.17). uma ação ampla que abrange o cotidiano pedagógico e cuja a energia faz pulsar o planejamento, a proposta pedagógica e a relação entre todos os elementos da ação educativa", podendo ser considerada o fio inicial do novelo e que através dela pode ser desenrolado e construída uma excelente roupagem.
Falar sobre avaliar a prática educativa é muito complexo, porque quando se trata de avaliar pessoas abrangemos outras dimensões, precisamos considerar fatores internos do meio em que o educando vive e os fatores externos que possam influenciar e interferir no processo avaliativo, não permitindo que este se torne inútil por não saber onde pode se chegar. Pois os educandos precisam superar desafios e não permanecer com esses desafios sem atingir uma nova etapa.

CONTEXTO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO


A avaliação dentro do contexto escolar visa abordar de que forma a avaliação pode ocorrer nos espaços escolares e para isso, é preciso entender cada uma das formas de avaliação que podem ser utilizadas na escola pelos professores.
Para Janssen (2003)sendo constante a avaliação se materializa numa variedade de instrumentos por isso a necessidade de ser contínua. E é com essa variação que o professor avalia seu aluno bem como a sua forma de ensinar e o se trabalho como docente.Ainda, de acordo com Janssen (2003) os educadores podem identificar e utilizar 3 tipos de avaliação para conceber o fazer avaliativo, são elas: A diagnóstica, a reguladora e a somativa. A diagnóstica dá condições para o educador identificar o que os alunos e alunas sabem sobre o que se pretende ensinar (investiga o que os alunos conhecem), a reguladora traz informações para fazer as regulações no trabalho do professor apontando os percursos da aprendizagem e por fim, a somativa que dá o resultado final de tudo que foi aprendido pelos educando num determinado tempo.O ato de avaliar precisa interligar todas essas formas de avaliação, mas, uma das que ganha destaque como ponto de partida é a avaliação diagnóstica.
A avaliação Diagnóstica serve para detectar o que o aluno já sabe, para que a professora possa transmitir conhecimentos novos. Tal avaliação tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos frente às novas propostas de aprendizagem e que as mesmas servirão para diminuir as dificuldades futuras e, em alguns casos, solucionar as dificuldades presentes.
A avaliação qualitativa refere-se à avaliação participante, isto é, aquela que envolve todos os atores da escola no processo avaliativo. Sendo assim, Demo (1991, p. 47), ressalta: “[...] se qualidade é participação, avaliação qualitativa equivale à avaliação participante”. Demo (1991), apresenta dois tipos de qualidade: qualidade formal e qualidade política. A primeira é constituída pelos instrumentos e métodos utilizados no processo avaliativo. A segunda trata-se dos conteúdos que são aplicados nesse contexto e as finalidades desse processo avaliativo. Sendo que cada uma dessas qualidades tem sua própria expectativa.
A avaliação formativa é um processo contínuo, pois se realiza durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de avaliação não tem como objetivo punir ou premiar o aluno, ela prevê que o aluno possui ritmo e processo diferente de aprendizagem. A idéia de avaliação formativa leva o professor a observar mais metodicamente os alunos, a compreender melhor seu processo de aprendizagem, de modo a ajustar de maneira mais sistemática e individualizada suas intervenções pedagógicas e as situações didáticas a que se propõe.
A avaliação emancipatória tem o objetivo de descrever, analisar e criticar uma dada realidade visando transformá-la. este tipo de avaliação tem o interesse em tornar o sujeito um emancipador, ou seja, libertador, visando torná-lo crítico, liberto dos conhecimentos determinantes. Sendo compromissada em fazer com que as pessoas se envolvam em uma ação educacional escrevendo sua própria história e gerando suas próprias ações.
Portanto, a avaliação em todo o contexto escolar assim como o planejamento é uma das ferramentas mais importantes à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola, que é o sucesso do ensino e aprendizagem. Pois, avaliar permite ao professor encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado dos alunos e assim oferecer alternativas em tempo hábil para uma evolução mais segura.
É necessário trabalhar no contexto do projeto educativo, que prioriza o desenvolvimento dos educandos a partir de um processo de assimilação ativa do legado cultural já conduzido pela sociedade: a filosofia, a ciência, a arte, a literatura, etc.
Deve-se perceber que a avaliação está presente em todo momento no contexto escolar, deve estar presente desde o momento do planejamento e na sua execução, para que assim possa se coletar dados sobre o que tem que ser mudado ou o que pode melhorar. Assim diz Luckesi(2011, p. 162) sobre a coleta de dados : A realidade a ser observada e descrita exige instrumentos de coleta de dados adequados a ela, ou seja, sua descrição está comprometida com a qualidade dos instrumentos de coleta de dados que forem utilizados.
Essa coleta de dados é de caráter singular e interpretativo, pois descreve o que o professor observa sob o seu ponto de vista ( todo o conhecimento, ética e vivência do professor) e com isso surge à necessidade de acompanhamento por parte dos diretores e supervisores, para que haja a mediação, diálogo sobre os resultados alcançados.Dessa forma pode se ter um resultado de todo trabalho feito durante o tempo de investigação, para se coletar dados e saber se realmente foi aplicada a avaliação conforme critérios usados da realidade.
O professor deve estar consciente da nossa não neutralidade e limitações no ato de avaliar, com isso "assumimos que conhecer é um ato de investigar a realidade, produzindo sua compreensão,o que, como consequência, possibilita sustentar uma ação adequada e satisfatória à medida das amplitudes e limites desse conhecimento", sendo assim teremos uma ação mais eficiente e consciente nesse ato. Se for feita avaliação permanente da aprendizagem dos alunos, torna-se desnecessário momentos especiais de avaliação: ela é feita a todo momento. Entretanto, em geral, o professor deve aplicar provas de verificação em determinados períodos do ano letivo. Essas provas serão facilmente formuladas se o professor se basear nos objetivos estabelecidos (SOARES,1990). A questão da inclusão, ante a discriminação e o trabalho de acolhimento das diferenças em sala de aula, passa por limites de aceitação e relacionamentos, visando a oportunizar igualdade no ambiente de ensino aprendizagem, conforme Jussara Hoffman(2005), o respeito e o dinamismo na forma de apreensão do conhecimento, na didática do professor , evidencia a participação do incluso entre os demais alunos, favorecendo em questões de avaliação as múltiplas interpretações de quem as interpreta.
Sabemos que a avaliação fazer parte em tudo que vamos fazer na nossa vida, somos constantemente sendo avaliados. Ser julgado, comparado é um ato de estar sendo avaliado. Por isso, é necessário encarar a avaliação escolar como um instrumento de se chegar a um meio, de se compreender o que o aluno assimilou nas aulas dadas e não a um fim, onde o educando não consegue externar o que aprendeu. A avaliação necessita ser um meio de aferir os conhecimentos dos educando no processo de ensino-aprendizagem.

APRENDIZAGEM, AUTORIA E AVALIAÇÃO


Este item visa analisar o papel da avaliação como instrumento de investigação e intervenção na aprendizagem escolar e, para isso, a avaliação deve ser vista como acompanhamento da aprendizagem, deve ser contínua, identificar os avanços e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Desta forma, a avaliação passa a contribuir com a função básica, que é promover o acesso ao conhecimento.
A avaliação contínua dos alunos é fundamental também para o processo de ensino e aprendizagem, visto que detecta as dificuldades, re-estrutura o planejamento para melhor atender às necessidades dos alunos, visando a consolidação das habilidade autonomia e autoria.
Com base nos conceitos da pedagogia relacional é possível envolver todos os alunos para estimular o desenvolvimento do conhecimento por meio de ações ou pensamentos que levem a reflexão. O professor não pode mais assumir a postura de único e exclusivo detentor do conhecimento, as crianças apreendem com seus pares, aprendem através da pesquisa e construção autônoma dos saberes e através de recursos que deverão ser significativos para o aluno. Neste sentido, o professor pode avaliar o aluno permitindo sua liberdade de autoria criando diferentes instrumentos de avaliação que permita ao aluno ser autônomo, critico e compartilhe o que aprendeu de forma significativa e real.
Para que a avaliação se torne um instrumento subsidiário significativo da pratica educativa é importante que tanto a pratica educativa como as avaliações sejam conduzidas com um determinado rigor cientifico e técnico.
Partindo do princípio da autoria o processo avaliativo deve propor ao aluno uma maneira diferente de aprender onde a mediação tenha sentido para o coletivo. Esse processo avaliativo deve provocar o aluno a realizar suas próprias produções o que favorece a melhoria da aprendizagem. "[...] cada aluno, interativamente, descobre o mundo a sua própria maneira, diferente e única. Mas aprende o mundo de forma rica e desafiadora na medida de sua maior socialização e da cooperação dos adultos nesse sentido. Desenvolve-se, ainda mais, quando interage com o diferente, com pessoas de idade, gênero, etnia, experiências de vida, sentimentos e desejos diferentes dos seus". (HOFFMANN, 2005).
Cada aluno é autor do seu próprio conhecimento, e é ele quem vai determinar a forma como vai construí-lo, portanto, a interação com o outro é parte fundamental nesse processo. E o professor como parte integrante dessa ação, tem a função de mediar essa construção.
E, para corroborar com essa ideia, trazemos aqui a opinião de Janssen (2003), falando que o paradigma das “aprendizagens educativas” vem trazendo para nós um movimento de ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. E, isso acontece quando o professor passa a enxergar o aluno como um sujeito que tem potencial para aprender e o que diferencia um aluno do outro, são seus percursos de aprendizagens que ele exemplifica como sendo suas histórias de vida e, também pela diversidade sociocultural da escola. Da mesma forma, há que se considerar segundo Méndez (2002), que o ensino não pode ser visto como uma mera e mecânica transmissão linear de conteúdos curriculares fechados e prontos que o docente passa para o educando, sem contestação, sem análise, sem construir e desconstruir significados para que este realmente aprenda.
Com esse paradigma, Janssen acredita que devemos ter uma nova compreensão de aprendizagem como uma prática pedagógica intelectual reflexiva transformadora. Dessa forma, ele analisa cada conceito dessa prática, começando pelo intelectual que diz exigir do professor e da professora que sejam “intelectuais, autores e atores de sua ação docente”, pois só assim poderão criar instrumentos e ações de sua própria autoria transformando o conhecimento científico em conteúdos escolares contextualizados com o cotidiano do seu educando e com a escola em que está inserido. Para esse autor, deve se entender a prática docente como uma investigação, um processo inacabado, em constantes formulações e reformulações, com um percurso a se construir. E, para fazer jus a essa prática o professor ou a professora tem que ter uma postura reflexiva, pois só assim “a sala de aula será um laboratório dos que ensinam e dos que aprendem”. (JANSSEN, 2003).
É neste contexto que segundo Imbernón (2004 )[6] o professor avaliador é também pesquisador e reflexivo, pois, para realizar sua pesquisa ele conjetura sobre sua prática docente, identificando as necessidades individuais, de seus alunos e intervindo a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa. Criando um ambiente mais educador que avaliador, onde tanto professor como aluno são autores de seu conhecimento.
Concordando que a sala de aula deve ser um lugar diferente, um lugar onde todos são respeitados em suas mais diversas ideias, em suas diferentes maneiras de agir e pensar. E como diz Hoffmann (2005) "É procurar aprender com cada um deles novos jeitos de ensinar e de agir." Devemos utilizar de tudo para ensinar e aprender.
Para que ocorra uma mudança na prática avaliativa é necessário que haja primeiramente, uma mudança de concepção por parte do professor, onde a lógica classificatória e excludente, infelizmente, ainda está impregnada, para uma concepção democrática. E para que haja uma verdadeira mudança de concepção, deve haver uma mudança de postura e de estudo por parte do professor. Se não houver essa mudança de postura frente ao verdadeiro sentido da avaliação, não haverá sentido em avaliar.
Segundo Hoffmann (2005), A atribuição de notas é arbitrária a muitos teóricos da avaliação, mas que reúne defensores( professores e leigos) que alegam ser mais precisa do que a sistemática de conceitos e/ ou relatórios de acompanhamento da aprendizagem dos alunos. A padronização da avaliação é uma prática tipicamente da educação tradicional, a qual busca a homogeniedade de uma classe. Sabendo, por meio de estudos que nossos alunos aprendem através da interação com o objeto do conhecimento e com seus pares, a avaliação se torna importante sendo o erro constitutivo nesse processo de construção de conhecimento. A avaliação como instrumento de investigação, Luckesi (2011), destaca pontualmente a importância da qualidade no âmbito da realidade, o instrumento de ação do gestor em suas ações e decisões, definindo ele, a partir de então o conhecimento como a luz, que amplia e direciona o caminhar, permitindo as intervenções necessárias à melhoria do ambiente de ensino aprendizagem.
O maior objetivo que temos com nossos educandos é para que aprendam e no ato de aprender que se desenvolvam. Então neste caso devemos utilizar a avaliação como uma forma de investigar a qualidade da aprendizagem adquiridas pelos mesmos, afim de diagnosticar suas dificuldades e encontrar novas soluções para que obtenhamos os resultados desejados. Como diz Luckesi (2011, p. 178) "Avaliar significa investigar com base nos conhecimentos produzidos, tomar decisões de intervenção quando necessário." Desta forma precisamos realizar periodicamente esta avaliação em nossos educandos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


O ato de avaliar a aprendizagem para Luckesi (2011) ainda que tenha muitos componentes metodológicos comprometidos é um ato simples é um ato pelo qual o professor sabe se o seu educando aprendeu ou não o que ele ensinou. Se o professor descobre por meio dos instrumentos que utilizou que seu aluno aprendeu, ótimo, sigamos em frente. Agora, se descobre que não, então entra o termo que segundo esse mesmo autor, está na moda: “a desconstrução” do que se aprendeu, do que se ensina e da forma como se aprende. Professor pesquisador tem que ser crítico, autônomo e autor de instrumentos de aprendizagem, tem que estudar, investigar, planejar e replanejar o que não deu certo e, descobrir porque o aluno não aprendeu. Deve ensinar de novo e, de novo e de forma diferente para que o aluno tenha chance de encontrar formas diferentes de assimilar o que foi ensinado, pois o importante é aprender.
Nesse sentido, o professor percebera que por meio dos diversos mecanismos e instrumentos avaliativos adequados favorecera o desenvolvimento da aprendizagem nos educandos com a ideia de que nenhum se perca no meio do caminho do processo construtivo do saber. Sabemos que nem todos os alunos conseguiram aprender igualmente, mas, com certeza, terão avanços significativos e importantes para avançar na aprendizagem.
Assim para atender as necessidades atuais da educação os professores carecem cada vez mais de uma formação contínua, que lhes permita refletir as metodologias adotadas, revendo seus conceitos e práticas educativas. Isso tem permitido um novo perfil de educador[7] que cada vez mais tem se tornado um pesquisador, reflexivo e autor no processo de construção de conhecimento.
Para Luckesi (2011) O objetivo é convencer-nos que para agir necessitamos de um conhecimento e se não temos tal conhecimento devemos produzi-lo ou nos valermos do conhecimento dos outros, assim como fazemos quando utilizamos conhecimentos profissionais.
Nesse contexto, se faz necessário repensar o processo avaliativo como também debater as condições da formação docente, causando assim uma grande reflexão em torno da prática educativa e fazendo com que o professor e a professora avaliem sua postura diante do processo avaliativo. Com isso é importante que o educador tenha uma postura diferente e que auxilie o aluno na construção do seu conhecimento diante das novas exigências da atual sociedade contemporânea. E acima de tudo "é preciso valorizar as diferenças individuais sem perder de vista o contexto interativo. Escola é sinônimo de interação. Só existe escola para que muitas crianças e jovens possam conviver, trocar ideias, reunir-se, brincar, imaginar, sorrir, conviver." (HOFFMANN, 2005).
Nesse sentido é possível trazer a luz do referencial teórico que o ato de aprender e ensinar, se constitui em um processo, logo, deve haver uma sintonia entre o sujeito e o objeto de estudo, o qual deve ser mediado pelo educador. Se um dos anteriores não estiver em sintonia, certamente o processo não será construído satisfatoriamente.
Pois, é a partir das relações de interação entre professor e aluno, aluno e professor e aluno e aluno, que o conhecimento se constrói e se solidifica. E conforme Hoffmann, (2005), "Avaliação é portanto uma ação ampla que abrange o cotidiano pedagógico" pleiteando a construção dos saberes por parte do aluno,envolvendo toda uma ação de pesquisa, reflexão, planejamento, ação, reflexão, replanejamento das ações de intervenção por parte do professor.
Com tudo isso deve-se mudar a maneira de ver a avaliação. Avaliação é um todo, deve-se avaliar a todo momento e permitir que todos sejam avaliados. "Proponho, sobretudo, resgatar cada aluno e cada professor do coletivo da escola, transformando-os em indivíduos de direitos." (HOFFMAN, 2005).
De fato, a avaliação é apoiada em uma concepção classificatória e excludente e vem sendo usada como um recurso de opressão e punição, e fala-se que essa prática é para preparar para a sociedade, mas isso não é verdade, pois as avaliações externas mostra o contrário. Trabalham-se programas, colocam-se as avaliações como um fim e não como um meio para se obtiver a aprendizagem. A avaliação para ser justa, deve-se levar em conta a singularidade do aluno e do professor, pois o professor tem a sua subjetividade.Avaliar é muito mais que conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de interesse. O professor deve se preocupar com a aprendizagem e fazer a mediação fundamentada em princípios claros. A avaliação deve estar a serviço da ação e servir como projeto de futuro ( pensar como, de que forma poderá desenvolver estratégias para atender esse aluno) e ter a clareza que cada aluno é importante em suas necessidades, em sua vivência, em seu conhecimento.
Para Moretto (2005), a avaliação é parte integrante do ensino e da aprendizagem, com isso o aluno torna-se construtor do próprio conhecimento e essa construção se estabelece através da mediação do professor, numa ação do aluno com suas concepções prévias, essa avaliação é feita de formas diversas, com instrumentos variados, assim sendo coerente com a forma de ensinar.
Portanto, a avaliação é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem na nossa sociedade contemporânea, devemos buscar formar cidadãos capazes viver nessa era, onde o conhecimento evolui rapidamente, então para isto devemos oportunizar ferramentas que o torne capaz de aprender a aprender. Em síntese, o entendimento do que seja avaliação urge que seja revisado para que se produzam novas práticas avaliativas mais condizentes com o Paradigma das Aprendizagens Significativas. Os professores envoltos em pressupostos teóricos e sentindo a necessidade de repensar sua prática pedagógica mergulha em questionamentos a respeito de como implementar um processo avaliativo que não seja terminal, punitivo, classificatório, seletivo e, nem tampouco excludente. Procuram alternativas outras que fujam ao ‘império do exame’, da mensuração quantitativa de desempenho centralizada na atribuição de nota. As questões centrais são: Como avaliar a partir das emergentes formas de ensinar? Como fazer da avaliação um processo/instrumento de acompanhamento, mediação, diálogo e intervenção mútua entre o ensino e as aprendizagens? Como usar do processo avaliativo para reorientar a prática docente e conscientizar os educandos de seu percurso de aprendizagem? Estas perguntas refletem a tendência dos novos tempos da busca pelo desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade social. Verificando ainda, a aprendizagem no olhar de Luckesi, a visão da realidade torna-se muito ampla, quanto ao conhecimento, o conceito visto por ele, mostra a realidade como é e funciona, ele não se define apenas na mensuração do que se dispõe a buscar, mas tornando compreensível aquilo que não é.
É fundamental que o professor reavalie sua forma de pensar sobre avaliação. Como diz Hoffman(1993, p. 74) " o cotidiano da escola desmente um discurso inovador a criança e o jovem a partir de suas possibilidades reais. A avaliação assume a função comparativa e classificatória." Sendo assim, o professor necessita conhecer a realidade de seu educando para assim saber como elaboração a avaliação a ser proposta para seus educandos.

REFERÊNCIA

DEMO,Pedro. Avaliação: Para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: Criarp, 1991.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, 4.ed. São Paulo, Cortez, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem competente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem Escolar. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.[Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-como-processo-de-construcao-de-conhecimento/49769/#ixzz2VladX5W4]

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem Escolar. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Janssen Felipe da. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. HOFFMANN, Jussara e ESTEBAN, Maria Tereza. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MORETTO, Vasco Pedro, Prova- um momento privilegiado de estudo-não um acerto de contas/ Vasco Pedro Moretto, 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A,2005

SOARES,Magda. Avaliação da Aprendizagem. 3.ed. - São Paulo: Moderna, 1990.

Ferramentas pessoais