O papel do professor no contexto da sociedade da informação turma2.

De Wiki_Semed

O PAPEL DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI

Nós educadores temos papel importantíssimo na construção de uma sociedade melhor, pois somos mediadores na educação básica das crianças, aprimorando e explorando conhecimentos , tendo como base uma ferramenta importante que nos auxilia nas atividades diária, a sala de informática, onde os alunos tem a oportunidade de fazer pesquisas, ampliando seus conhecimentos.

Educação está ligado a tecnologia,precisamos ficar mais informados com esses avanços de última geração. Só assim,teremos uma aprendizagem significativa para nossas crianças futuro. Pleno século XXI a educação ainda não conseguiu,um avanço significativo para atender as crianças e adolescente desta geração,pois o ensino continua sendo como nossos avós aprenderam.Sendo que o professor tem um papel fundamental para essa grande conquista,de mudanças,começando pelas capacitações e integração com as tics.Sabemos que não depende só dos professores ,mas sim do sistema que nos é ensinado com se fosse uma cartilha.Temos que seguir normas e regras e combinado do sistema.

O professor no século XXI esta sendo bombardeado de muita informações, umas relevantes para sua prática pedagógica, outras apenas meramente jogadas como um jogo de marketing ou de interesses capitalistas. As informações num processo evolutivo e ajudados pela internet, torna-se mais eficiente ou dificulta a prática pedagógica devido ao mau uso ou a utilização errônea e não planejada. Temos que ter a clareza e domínio do conhecimento científico, da Educação e das Tecnologias juntas, para a aprendizagem seja significativa, e o professor sendo o mediador dos conhecimentos e a utilização das ferramentas oferecidas.

Estamos em pleno século XXI,onde cada vez mais a técnologia está avançando práticamente todos nós utilizamos essas ferramentas;como o celular,a internet e muitas outras técnologias.Nossos alunos estão cada vez mais utilizando todas essas técnologias, nós como professores precisamos acompanhar toda essa evolução.

A escola da atualidade, ou melhor os alunos da atualidade são "bombardeados" a todo instante com centenas de informações vindas de todos os lados: é TV, computador, celular,tablet, enfim, ferramentas tecnológicas não faltam para isso. Nesse sentindo, o professor se faz realmente necessario no processo educacional? O professor do século XXI vem cumprir o papel de mediador, ele deve desconstruir a idéia de detentor do conhecimento, desconstruir a ideia da escola tradicional, com alunos passivos e receptivos. O aluno de hoje é ativo, oras! E não poderia ser diferente com tantos estímulos. A ideia do professor ser substituido por essas maquinas é quase nula, entendemos que essas máquinas são apenas FERRAMENTAS para produzir aulas mais estimulantes, com possibilidades de enriquecer os momentos de construção dos conhecimentos. Informação temos em qualquer lugar, o professor vem com o papel de orientar aquilo que é valido e o que não é, de mostrar outras possibilidades, de mostrar "varias verdades"! O avanço tecnologico esta aí, não há como fugir dele. O professor precisa é se interar das novas ferramentas caso algo contrario ele e a escola se distanciará ainda mais da realidade dos alunos.

O professor deve trabalhar junto com as novas tecnologias, mas para isso precisa conhece-las, deve estar sempre atualizado, pois, tecnologias surgem a todo momento e quando o professor tem domínio tecnológico a aula fica dinâmica e a aprendizagem ocorre de fato, educação e tecnologia andam juntos, isto é o progresso e visão de futuro. Somos mediadores, pois ao mesmo tempo que ensinamos também aprendemos.Somos hábeis em determinadas situações,mas as vezes somos inápteis em outras como manusear um celular recém lançado. As ferramentas tecnológicas propiciam várias possibilidades de aprendizagem.

O PROFESSOR DIANTE DAS TECNOLOGIAS

Na medida em que o tempo foi passando e se aprimorando, nós educadores necessitamos acompanhar esse avanço e principalmente o avanço tecnológico. Mas as escolas estão todas equipadas para que utilizemos dos recursos tecnológicos? Cabe ressaltar que, nas quais estão equipadas os professores devem utilizar e explorar esses recursos com o objetivo de que a máquina veio para acessorar em suas aulas, ou seja, a máquina não vai te substituir e sim te subsidiar para que sua aula seja mais atrativa.

Diante dos avanços tecnológicos não poderíamos, enquanto educadores, deixar o tempo passar sem a devida atualização para podermos auxiliar os nossos alunos em seus aprendizados.Cabe a nós buscarmos meios para nos infiltrar nesse nova tendência que são os recursos tecnológicos cada vez mais avançados e superando um ao outro, na medida em que surgem novos programas, novos softwares é preciso de atualização para não ficarmos estagnados no tempo.

Faz-se necessário que essa mudança ocorra de dentro para fora. ou seja, que o professor queira realmente transformar suas aulas atualizá-las, torná-las atrativas à uma clientela nativa digital, o desafio é constante e presente, não podemos mais permanecermos impassíveis diante desse panorama. E se tudo isso não bastasse o simples fato de vermos e presenciarmos nos alunos o entusiasmo, o prazer em aulas com uso de tecnologias sejam elas quais forem, por si só deveriam justificar essa mudança, essa busca de novos aprendizados,por e para o aluno.

O computador só será suporte para o professor se este, souber utilizá-lo elaborando atividades de interesse do educando. O que contribuirá e muito para o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos, caso contrario o que poderia ser um grande recurso na prática pedagógica do professor será um fracasso que poderá ocorrer o desestimulo ou frustrar completamente regredindo assim o aprendizado intelectual em tecnologia no aluno.

Nos tempos modernos não da mais pra negar, não se pode mais falar em educação sem falar das tecnologias,uma está inserida à outra. Apesar de não dominarmos totalmente esses recursos tecnológicos oferecidos pela escola, precisamos estar sempre nos atualizando, pois nossos alunos mesmos não tendo o conhecimento teórico desses recursos, ainda assim conseguem dominar alguns aplicativos através de suas práticas e investigações com o manuseio dessas informações.

O Professor atual, o dito "novo Professor" do século XXI, será o profissional flexível que interage e aceita a tecnologia , esta que chegou de uma forma lenta mas forte, veio para ficar e enraizar. Essa tecnologia deve ser vista positivamente pelo professor,como um aliado um recurso para estimular e atrair o aluno, ensina-lo a buscar informações e partilhar conhecimentos de forma prática e responsável tornando as as aulas mais prazerosas e de olho no futuro.

O computador não veio para substituir o professor, mas sim para ser mais um grande recurso para atrair a atenção do aluno que já utiliza essa ferramenta em todos os espaços fora da escola. Portanto, o professor precisa se apropriar urgentemente das tecnologias para estar em sintonia com o aluno atual. Independente da aula, ele quer estar no laboratorio de tecnologias, "fuçando" e descobrindo novos meios de aprendizagem.

Vale lembrar que o computador e a internet não irão substituir o professor, tornando-se assim grandes aliados à prática educativa,transformando a sala de aula em um ambiente atraente e estimulante para os alunos, pois os conteúdos podem ser explorados de formas mais abrangentes dando significado ao seu aprendizado. Porém, é preciso que o professor elabore e planeje suas atividades para que sua proposta seja realizada com sucesso. Além disso, a internet pode ser muito utilizada pelos alunos em suas pesquisas, contribuindo assim para que se tornem aprendizes autônomos.

A prática do dia a dia do professor em sala de aula, deve estar em constante transformação, utilizando de vários recursos seja tecnológico, seja através de informações, buscando então não só melhorias ao processo de ensino, como também mudanças para o seu dia a dia, visando para o aluno aprendizagem de forma agradável e proporcionando meios de estar em continuamente desejando uma aprendizagem para um futuro melhor.Amutuação das técnicas produtivas

Ferramentas pessoais