O papel do professor no contexto da sociedade da informação.

De Wiki_Semed

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DIGITAL

A prática pedagógica do professor vem acompanhando as mudanças que a sociedade sofre. As tecnologias da informação destaca-se entre elas pois aprimora e facilita a vida do cidadão. Na escola não é diferente pois, dentre as diversas tecnologias, as educacionais tem o objetivo de dinamizar e aprimorar o aprendizado do aluno. Para aperfeiçoar o conhecimento sobre as tecnologias educacionais cabe ao educador buscar capacitar-se para acompanhar e efetivar o uso das TICs com eficiência no processo de ensino/aprendizado do aluno, pois o mesmo já nasceu nessa realidade tecnológica, contudo não tem a consciência do uso correto e do quão a mesma pode ajudá-lo a construir seu conhecimento.

O professor sempre será figura importante e necessária para a mediação do conhecimento. Essa tecnologia veio para agilizar a disseminação da informação, mas de nada ela nos serve se não houver uma orientação para seu manuseio e aplicação. O professor estuda, pesquisa, faz experimentos e reúne conhecimento e experiência na mesma figura, a do Professor, o que a máquina não faz e nunca fará, pois essa é uma prerrogativa humana.

Há de admitir que o aluno prefere as STEs e suas inúmeras possibilidades pois tem maior afinidade com o computador e todas a rede de informação, afinal a máquina, com seus programas acessorados por sons, cores e movimentos, torna-se mais atrativo do que a aula expositiva e uso apenas do giz e do quadro. Portanto, a necessidade de cooperação ajuda para que ambos possam abstrair o conhecimento que cada um tem para garantir uma nova aprendizagem.

O computador deverá ser a mídia mais usada em um ambiente escolar, principalmente dentro da sala de aula, uma vez que a pessoa do professor falante em pouco tempo deverá deixar de existir, pois as tecnologias estão ai para ficar e ser tudo de mais moderno na face da terra. A pessoa do professor apenas servirá para adequar a informação.

Aderir a esta nova concepção de aprendizagem requer uma mudança de atitude, antenar-se com as transformações do mundo, adquirir novos hábitos de vida, relacionar-se com diferentes perspectivas, e enfim compreender de tudo, e não pouco, mas muito, a cada dia... Novas aprendizagens é uma modalidade bem entendida pelos alunos e concomitantemente deverá ser bem interpretada por nós professores, afinal, somos e devemos ser indispensáveis para a educação que visa a transformação social.

O acervo de informações disponível na internet é imenso e multidisciplinar favorecendo imensamente o trabalho do professor mediando-o, facilitando, inovando e possibilitando inúmeras formas de apresentação dos conteúdos de forma atrativa mantendo a atenção dos alunos e garantindo um aprendizado prazeroso. A máquina será considerada parte essencial do material pedagógico e indispensável na formação de nossos educandos, pois seu contexto está repleto de tecnologias de acesso às informações, às vezes, alheias às desejadas em sala de aula. O aprendizado da educação digital depende muito do professor no acompanhamento dos alunos lhes proporcionado segurança, confiança,conhecimento

OS ALUNOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA SÃO REALMENTE NATIVOS DIGITAIS?

Apesar de serem considerados nativos digitais, temos visto que os alunos da escola contemporânea são, de maneira geral, limitados ao uso de poucas áreas da tecnologia. Os mesmos tem dificuldade principalmente quando se trata do uso das tecnologias para fins que não sejam o entretenimento (redes sociais, jogos, sites diversos sobre jogos, novelas, filmes,etc.). Quando é necessário sair deste "espaço seguro", os jovens tem dificuldade para se expressar.

É importante ressaltar que além da mudança de atitude do professor em relação ao uso da tecnologia, há que se ter uma nova posição frente ao aluno utilizador da tecnologia. A nova configuração que a sociedade tecnológica nos apresenta exige de nós, professores, o estímulo á formação de um aluno autônomo, que utilize a tecnologia com critério, sabendo interagir e desenvolvendo um papel mais ativo e útil na criação de novos conhecimentos.

Os alunos da escola contemporânea por estarem vivendo o grande momento da era tecnológica são considerados nativos digitais. Estão inseridos às inovações e para tal precisam acompanhar a velocidade com o qual se deparam no cotidiano. O diferencial está em como esses alunos fazem o uso dessas tecnologias. Sempre existe um professor para mediar o aprender entre esses alunos.

Em alguns momentos nós professores tratamos o conhecimento do aluno diante das tecnologias como sendo superior ao seu,pois este consegue operar a máquina com facilidade, mas observando este conhecimento mais de perto podemos perceber que este aprendizado está limitado a poucas ações no uso da internet e mesmo nos recursos que o computador nos oferece. Sendo assim o papel do professor como mediador é essencial para sistematizar, organizar, esse aprender e mostrar o aluno as várias outras possibilidades que temos diante das tecnologias.

As vezes fico a pensar se o saber depende de novas tecnologias para o conhecimento, pois o fundamentar esta voltado para as problematica da educação, nesta Era da Eucação Digital.

Os alunos de hoje são nativos digitais, pois, nasceram numa época em que a tecnologia está presente no cotidiano.Eles tem mais facilidade em lidar com a tecnologia e entender a linguagem usada, embora muitos o fazem sem saber identificar por exemplo um e-mail, o que é blog, ... mas a linguagem deles para a compreensão é muito mais rica por ter um contexto "letrado" no manuseio do computador e diferentes mídias usada de acordo com a realidade de cada um. Hoje o acesso as tecnologias é muito presente em nosso dia a dia, seja no ambiente escolar bem como em nossa vida social. Os alunos devem utilizar-se das tecnologias de forma consciente, responsável para que essa utilização venha contribuir para sua aprendizagem e melhorar o desempenho no seu cotidiano escolar e social.

O aluno é direcionado pelo professor a trabalhar com as tecnologias de modo a aprimorar o conhecimento já adquirido em experiências anteriores, ele não trabalha sem um fundamento teórico, por isso é necessário que o professor esteja apto a direcionar tecnologicamente o aluno.Eles preferem aulas com recursos tecnológicos pois podem acessar sites, buscar informações diversas e imagens.

A concepção desse novo professor do século 21 terá que ter transformações e mudanças de atitudes para que essa nova aprendizagem possibilite um bom entedimento para os alunos dito nativo digital, garantido uma aprendizagem prazerosa. E esse novo momento do conhecimento é essencial e indispensável na formação de nossos educandos.

Ferramentas pessoais