Wiki Semed:Portal comunitário

De Wiki_Semed

Vivemos, hoje, o que Duran & Vidal (2005) chama de “Aprendizagem entre Iguais”, estruturada em forma de aprendizado cooperativo, onde as informações são compartilhadas e discutidas entre grupos, desenvolvida apenas como uma forma de diversificar o conhecimento e que configura um novo espaço global de aprendizagem.

A economia mundial segue a tendência de uma nova mercadoria: a informação e a comunicação, mediada por computador, além de influenciar o andamento do mercado mundial, possibilita o desenvolvimento de novas formas de leitura e de aprendizagem e, com isso, a configuração de uma nova de aprendizagem.

A sociedade da comunicação tenta formar sua identidade nas possíveis e instáveis mudanças acarretadas pelo seu próprio processo de desenvolvimento cyber-cultural e pós-moderno, considerando que os adolescentes de hoje, tidos como nativos digitais , não conseguem se concentrar em apenas um foco de aprendizagem, como vemos assinalado em David( 2005). A adoção da concepção construtivista de ensino-aprendizagem, implicado em David & Vidal ( 2005) aumentou o interação entre o aprendizado entre iguais que ocorre na sala de aula e deletou consigo a descrença de uma perspectiva pessimista acenada pelo processo de um modelo de ensino industrial.

 O Professor pós-moderno, por conseguinte, tenta viver com esse falso otimismo, vinculando-o agora a um racionalismo informatizador, no sentido de não aceitar que ele e a escola não são mais as únicas fontes de conhecimento, se é que de fato foram um dia.
Ferramentas pessoais