Web 2.0 na Matemática

De Wiki_Semed

(Diferença entre revisões)
(Web)
(Web 2.0)
Linha 16: Linha 16:
===Web 2.0 na aprendizagem da __________________________===
===Web 2.0 na aprendizagem da __________________________===
-
===Indicações de recursos da Web 2.0 para a aprendizagem da  Matemática===  
+
===Indicações de recursos da Web 2.0 para a aprendizagem da  Matemática===
==Considerações Finais==
==Considerações Finais==
==Referências==
==Referências==

Edição de 03h07min de 25 de agosto de 2014

Tabela de conteúdo

Web 2.0 na aprendizagem da Matemática

Texto elaborado pelos cursistas ____________, _________________, _____________

Introdução

Assim como nas demais áreas do conhecimento, também na matemática é possível potencializar e propiciar novas aprendizagens utilizando-se das ferramentas e recursos da Web. 20. Mas como todo recurso, como o professor pode articular o uso dessas ferramentas a aprendizagem significativa?

A matemática sempre foi vista com maus olhos pelos alunos, pois muitos não gostam da disciplina e em consequência, passam a também ter dificuldades em aprender e a lidar com os problemas e situações matemáticas.Por outro lado, há motivos de sobra para essa aversão pela matemática, pois, ao longo da sua história, seu ensino foi marcado por inúmeros cálculos, usos de fórmulas incompreensíveis e teoremas sem significado algum para os alunos
   Muitos professores aprenderam matemática dessa maneira e , em consequência, passaram a também a ensinar dessa forma, sem sentido e sem compreensão. Com a chegada de novos estudos em relação a educação Matemática, uma luz surge no fim do túnel, pois começam a discutir novas formas e maneiras de ensinar matemática, agora voltada a partir das situações- problemas. 
   Nessa perspectiva todo o trabalho com a matemática deve ser a partir de situações-problemas, de desafios, da problematização e da contextualização com os saberes que os alunos trazem quando chegam na escola. Nesse contexto, leva-se se em conta, como ponto de partida, as diferentes estratégias construídas pelos alunos. há espaço para que eles possam compartilhar esses saberes, construir bancos de diferentes tipos de estratégias e também de construir repertório. Cabe ao professor validar essas aprendizagens e por meio da intervenção, da sistematização, possibilitar que os alunos avancem para estratégias mais elaboradas e que se apropriem do conhecimento matemático.
   Nessa nova perspectiva do ensino da matemática o uso de jogos e todo um trabalho, antes, durante e depois do jogo também é muito valorizado e garante a apropriação das habilidades necessárias para que os alunos desenvolvimento aprendam bem. Mas, nessa situação, onde e quando a Web. 2.0 pode colabora nesse processo? Com um universo de interação, ferramentas e plataformas que permitem elaboração e interação, todo esse processo sofre um salto qualitativo.É possível que alunos em diferentes locais estejam jogando,interagindo, não só consumindo passivamente, mas também desenvolvendo ideias e conhecimentos matemáticos.

Web 2.0

Web 2.0 na aprendizagem

Web 2.0 na aprendizagem da __________________________

Indicações de recursos da Web 2.0 para a aprendizagem da Matemática

Considerações Finais

Referências

Ferramentas pessoais