A WEB 2.0 como um espaço de aprendizagem e inclusão digital na perspectiva da construção e ressignificação do conhecimento

De Wiki_Semed

Edição feita às 23h52min de 16 de maio de 2012 por Anaclaudialeao1 (disc | contribs)

Introdução

Acessar a internet implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações desejadas. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas,mas que se faz necessário acontecer, na qual as pessoas necessitam se familiarizarem e se adequarem as novas transformações.A velocidade da produção e facilidade ao acesso das informações através da internet, provocam uma mudança nas formas de ensinar e aprender. No atual contexto, a WEB 2.0 surge como uma aliada importante para a escola que provoca mudanças não só na forma de produção do conhecimento, mas nas atitudes, ampliando as possibilidades de atuação e interação do sujeito com o universo em que está situado.
Apesar de não possuir um conceito formado, determinado, a principal característica da Web 2.0 é a produção coletiva, ou seja, é a produção baseada nas informações de vários usuário, uma espécie de rede de informações onde todos contribuem com informações significativas. E é nesse sentido que devemos aproveitá-la, também, na educação.
A web 2.0 como espaço de aprendizagem promove novas formas de trabalho docente , inclusão digital, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, fazer simulações, confirmar idéias prévias, experimentar, criar soluções, construir novas formas de representação mental. Além disso, permite a interação com outros indivíduos (aluno – aluno e aluno –professor) e comunidades (se utilizar a rede de computadores). Dentro desta prerrogativa percebe - se que,a sociedade educacional vigente exige de seus docentes uma mudança de paradigma educacional e comunicacional, pois caso contrário às tecnologias digitais acabarão servindo para reafirmar o que já está posto na sala de aula tradicional. Essa perspectiva tradicional muitas vezes se apresenta de maneira cristalizada na sociedade contemporânea, fazendo com que,a possibilidade dos educandos de serem agentes de interação comunicacional e educacional e coautor de sues conhecimentos seja totalmente descartada. Diante dessa realidade não devemos ignorar que, nos dias atuais faz – se necessário à utilização de novas formas de ensinar, na qual a interação da aprendizagem deve emergir com competência e eficácia.Passou-se o tempo em que os alunos se conformavam com aulas tradicionais. Hoje os mesmos necessitam interagir, construir e reconstruir. Para isso, faz-se necessário professores criativos, inovadores e competentes.

É necessário que o professor amplie seus conhecimentos num processo contínuo de estudo para dominar as tecnologias e assim poder oferecer um aprendizado enriquecedor a seus alunos, de forma a atraí-los para o processo de aprendizagem fazendo aquilo que eles mais gostam, se socializando com as tecnologias. Para tanto os professore precisam ter fluência tecnológica, inclusive dos recursos da web 2.0.

Conhecendo e sabendo sobre a web, também, teremos o entendimento de que, apesar de muito se poder aprender na web, não são todas as pessoas que a utilizam de forma benéfica. Lá encontramos sobre tudo: coisas boas e ruins. É nosso dever orientar nossos alunos em suas pesquisas e explorações na internet. Esse é outro conhecimento que precisam adquirir: a criticidade. A habilidade de poderem realizar uma navegação segura, encontrando respostas para o que procuram, desviando-se de sites ou tantos outros programas que poderão prejudicá-los ou ao computador.Partindo desta realidade, percebe – se a necessidade de uma reflexãosobre a relevância da web 2.0 como instrumento inovador na pratica pedagógica e sua contribuição na aprendizagem significativa para os estudantes da sociedade contemporânea, abordando os seguintes aspectos: educação,aprendizagem, contexto escolar, planejamento e avaliação.Estamos diante de uma nova forma de compartilhar conhecimento e esta ajuda no compartilhar é a tecnologia, eu digo compartilhar porque a internet permite um numero grande pessoas através da pesquisa encontra a resposta aos seus questionamentos. E na educação não foge a esta realidade a utilização da pesquisa virtual torna-se útil e até mesmo necessária para um bom desenvolvimento do aluno.

Educação pela WEB 2.0

A web 2.0 surge como uma nova geração de serviços na internet com ênfase em colaboração e compartilhamento de informação,o diálogo,a interação e troca de conhecimento e esses conceitos estão presentes no processo de ensino- aprendizagem. E trazer essa ferramenta para o espaço de aprendizagem possibilita ao professor observar e identificar varias capacidades que os alunos tem e muitas vezes não são percebidas em sala de aula como expressão de pensamento e opiniões e argumentações sobre determinado assunto.Para isso se faz necessário que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades dos recursos oferecidos por ela para poder utilizá-los como instrumentos em sua prática pedagógica. Caso contrário pode causar grandes transtornos no processo de ensino. Isto não significa que o professor deva se tornar um especialista, mas que é necessário conhecer as potencialidades – ferramentas e saber utilizá-las para aperfeiçoar a prática da sala de aula. As ferramentas da web 2.0 permite ao aluno refletir sobre sua aprendizagem e ao professor refletir sobre sua prática educativa avaliando de maneira significativa a metodologia utilizada e se os objetivos propostos para aquela atividade serão realmente alcançados.
Na web todos tem a possibilidade de aprender. São várias as possibilidades: portais educacionais, blogs, plataformas, sites, entre muitos outros. Assim, o professor pode encontrar material necessário para aprimorar seu conhecimento, se atualizando e compartilhando experiências com outros professores. O crescimento e o ganho é de todos. Um professor bem preparado garante uma aprendizagem mais eficiente para seus alunos.O professor no pós-modernismo está ciente que a tecnologia e uma fonte inesgotável de informação e ele tem que direcionar os alunos em sua formação intelectual em diversas disciplinas escolares, e sabido que os alunos tem uma bagagem de conhecimento , e este o ajudará assimilar as atividades propostas com uso tecnológico.

Aprendizagem por meio da WEB 2.0

É necessária uma grande mudança dos chamados paradígmas que muitos professores ainda possuem, as aulas não mais podem estar centradas na transmissão de conteúdos mas sim na interatividade causando assim um processo radical de transformações. Sendo assim a Web 2.0 por ser dinâmica, interativa, flexível para os conteúdos e publicações, deixando de ter uma característica estática e por estar baseada em uma rede de informações onde cada usuário passa a ser produtor de conteúdo torna seu uso imprescindível na educação.
Para que haja uma resignificação na produção do conhecimento dentro das escolas, faz-se necessário buscar alternativas seguras que levem nosso aluno a atuar como colaborador na alimentação das informações dentro da rede. Sua participação em comunidades virtuais interativas, proporcionará o desenvolvimento de aprendizagens relevantes frente a nova Cultura Digital. As ferramentas mais utilizadas da WEB 2.0 são: wikis, blogs,podcasts, flickr, google,yahoo, youtube, messenger, orkut, windows live, wiképedia, e essas permitem a aprendizagem por meio de novos caminhos, pois há a utilização do conhecimento e principalmente ocorre trocas pelo fato de serem ferramentas de aprendizagem colaborativa onde existe a coletivitade juntamente com a comunicação síncrona e assíncrona.
Para Freire (1987), os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas (de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos) estiverem conectadas, maiores as possiblidades de situações de aprendizagem. Nós professores devemos tentar através de aulas diferenciadas com a WEB 2.0 desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade, autonomia e solidariedade.Mas ao utilizar este recurso a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.
A web 2.0 surge como uma nova geração de serviços na internet com ênfase em colaboração e compartilhamento de informação , o diálogo, a interação e troca de conhecimento e esses conceitos estão presentes no processo de ensino- aprendizagem. E trazer essa ferramenta para o espaço de aprendizagem possibilita ao professor observar e identificar varias capacidades que os alunos tem e muitas vezes não são percebidas em sala de aula como expressão de pensamento e opiniões e argumentações sobre determinado assunto.Para isso se faz necessário que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades dos recursos oferecidos por ela para poder utilizá-los como instrumentos em sua prática pedagógica. Caso contrário pode causar grandes transtornos no processo de ensino. Isto não significa que o professor deva se tornar um especialista, mas que é necessário conhecer as potencialidades – ferramentas e saber utilizá-las para aperfeiçoar a prática da sala de aula. As ferramentas da WEB 2.0 permite ao aluno refletir sobre sua aprendizagem e ao professor refletir sobre sua prática educativa avaliando de maneira significativa a metodologia utilizada e se os objetivos propostos para aquela atividade serão realmente alcançadoscordo com os PCN’s (2000, p.11-12) "As novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que precisam ser analisadas no espaço escolar. A televisão, o rádio, a informática, entre outras, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis. (...) Os sistemas tecnológicos, na sociedade contemporânea, fazem parte do mundo produtivo e da prática social de todos os cidadãos, exercendo um poder de onipresença, uma vez que criam formas de organização e transformação de processos e procedimentos”.

Contexto escolar e a WEB 2.0

Estamos vivendo em um contexto em que se distingue pelo grande volume de pessoas que utilizam as tecnologias em seu cotidiano, pois as Tecnologias da Comunicação e da Informação promovem múltiplas potencialidades, criam inúmeros novos cenários e promovem ambientes (reais ou virtuais) extremamente relevantes e promotores de uma diversidade de experiências, inclusive pedagógicas. Esta faz com que os indivíduos percebam que a aprendizagem é um processo continuo que se aprimora durante toda a nossa vivência, sem fronteiras de tempo e espaço. Isto requer a percepção de um novo paradigma do ensinar e do aprender, que pressupõe uma reflexão sobre a função do professor e da escola tanto no que se refere a sua estrutura organizacional quanto em relação ao seu currículo escolar.
No entanto, precisa – se considerar que o mundo tecnológico em que estamos presenciando muitas vezes define novas mudanças difíceis de prever. Pois os “nativos digitais e imigrantes digitais” convivem simultaneamente na sociedade contemporânea e no contexto escolar isso não podia ser diferente.Para se adequar a esta nova realidade, não basta capacitar as escolas com salas de informática e acesso a internet. Isto por si só não integra o currículo as novas tecnologias, pois computador e a internet são apenas ferramentas; o grande autor das informações dentro da rede, é o internauta. Através do uso tecnológico pode sim o professor e alunos criar filmes, desenvolver projetos, sempre correspondendo com o currículo proposto pela escola que no fim será um material rico em criatividade pôs a internet oferece um amplo de textos, imagens que poderá ajudar no seu trabalho. A mais autêntica democratização da informação é a Web 2.0, pois permite uma maior interatividade e tende a crescer cada vez mais. Os professores, devem ser cada vez mais adeptos , porque os alunos utilizam e dominam muito bem estas ferramentas, então há necessidade de a escola integrar estes serviços da Web 2.0, na sala de aula, como um meio de incentivar e contemplar os interesses dos educandos, conciliando aprendizagem e "diversão".
Planejamento e Avaliação. É preciso que tenha por parte do docente um continuo aperfeiçoamento através da leitura e criação de atividades utilizando os meios tecnológicos, fazendo ele tirar as barreiras do desconhecido e familiarizar com os meios e apresenta - los aos alunos sem intimidação e criatividade

Considerações Finais
Diante desta nova cultura digital, o professor deverá refletir e buscar novos métodos com o objetivo de inserir os alunos neste novo processo de construção do conhecimento. Uma adequação das novas tecnologias ao currículo também faz-se necessário.
Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas.
MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais

Ferramentas pessoais