A WEB 2.0 como um espaço de aprendizagem e inclusão digital na perspectiva da construção e ressignificação do conhecimento

De Wiki_Semed

(Diferença entre revisões)
Linha 22: Linha 22:
busca de uma informação que os faça crescer e
busca de uma informação que os faça crescer e
não embrutecer. (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação,
não embrutecer. (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação,
-
2000)  
+
2000.<br>  
<br>'''Aprendizagem por meio da WEB 2.0'''<br>
<br>'''Aprendizagem por meio da WEB 2.0'''<br>
Linha 41: Linha 41:
<br>'''Referências Bibliográficas'''<br>
<br>'''Referências Bibliográficas'''<br>
-
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
+
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.<br>GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educa&ccedil;&atilde;o. Porto
 +
Alegre: Ed. Artes M&eacute;dicas.
<br>MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais
<br>MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais

Edição de 02h02min de 13 de maio de 2012

Introdução

Acessar a internet implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações desejadas. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas,mas que se faz necessário acontecer, na qual as pessoas necessitam se familiarizarem e se adequarem as novas transformações.

A web 2.0 como espaço de aprendizagem promove novas formas de trabalho docente , inclusão digital, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, fazer simulações, confirmar idéias prévias, experimentar, criar soluções, construir novas formas de representação mental. Além disso, permite a interação com outros indivíduos (aluno – aluno e aluno –professor) e comunidades (se utilizar a rede de computadores). Dentro desta prerrogativa percebe - se que,a sociedade educacional vigente exige de seus docentes uma mudança de paradigma educacional e comunicacional, pois caso contrário às tecnologias digitais acabarão servindo para reafirmar o que já está posto na sala de aula tradicional. Essa perspectiva tradicional muitas vezes se apresenta de maneira cristalizada na sociedade contemporânea, fazendo com que,a possibilidade dos educandos de serem agentes de interação comunicacional e educacional e coautor de sues conhecimentos seja totalmente descartada. Diante dessa realidade não devemos ignorar que, nos dias atuais faz – se necessário à utilização de novas formas de ensinar, na qual a interação da aprendizagem deve emergir com competência e eficácia. É necessário que o professor amplie seus conhecimentos num processo contínuo de estudo para dominar as tecnologias e assim poder oferecer um aprendizado enriquecedor a seus alunos, de forma a atraí-los para o processo de aprendizagem fazendo aquilo que eles mais gostam, se socializando com as tecnologias. Para tanto os professore precisam ter fluência tecnológica, inclusive dos recursos da web 2.0.

Partindo desta realidade, percebe – se a necessidade de uma reflexão sobre a relevância da web 2.0 como instrumento inovador na pratica pedagógica e sua contribuição na aprendizagem significativa para os estudantes da sociedade contemporânea, abordando os seguintes aspectos: educação, aprendizagem, contexto escolar, planejamento e avaliação.

Educação pela WEB 2.0

A web 2.0 é uma ferramenta pedagógica rica. E para isso se faz necessário que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades dos recursos oferecidos por ela para poder utilizá-los como instrumentos em sua prática pedagógica. Caso contrário pode causar grandes transtornos no processo de ensino. Isto não significa que o professor deva se tornar um especialista, mas que é necessário conhecer as potencialidades – ferramentas e saber utilizá-las para aperfeiçoar a prática da sala de aula. As ferramentas da web 2.0 permite ao aluno refletir sobre sua aprendizagem e ao professor refletir sobre sua prática educativa avaliando de maneira significativa a metodologia utilizada e se os objetivos propostos para aquela atividade serão realmente alcançados.
Segundo Gadotti: Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações “úteis” para a competitividade, para obter resultados. Deve oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral. O que significa servir de bússola? Significa orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000.

Aprendizagem por meio da WEB 2.0

É necessária uma grande mudança dos chamados paradígmas que muitos professores ainda possuem, as aulas não mais podem estar centradas na transmissão de conteúdos mas sim na interatividade causando assim um processo radical de transformações. Sendo assim a Web 2.0 por ser dinâmica, interativa, flexível para os conteúdos e publicações, deixando de ter uma característica estática e por estar baseada em uma rede de informações onde cada usuário passa a ser produtor de conteúdo torna seu uso imprescindível na educação.
As ferramentas mais utilizadas da WEB 2.0 são: wikis, blogs,podcasts, flickr, google,yahoo, youtube, messenger, orkut, windows live, wiképedia, e essas permitem a aprendizagem por meio de novos caminhos, pois há a utilização do conhecimento e principalmente ocorre trocas pelo fato de serem ferramentas de aprendizagem colaborativa onde existe a coletivitade juntamente com a comunicação síncrona e assíncrona.
Para Freire (1987), os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas (de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos) estiverem conectadas, maiores as possiblidades de situações de aprendizagem. Nós professores devemos tentar através de aulas diferenciadas com a WEB 2.0 desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade, autonomia e solidariedade.Mas ao utilizar este recurso a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.
De acordo com os PCN’s (2000, p.11-12) "As novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que precisam ser analisadas no espaço escolar. A televisão, o rádio, a informática, entre outras, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis. (...) Os sistemas tecnológicos, na sociedade contemporânea, fazem parte do mundo produtivo e da prática social de todos os cidadãos, exercendo um poder de onipresença, uma vez que criam formas de organização e transformação de processos e procedimentos”.

Contexto escolar e a WEB 2.0

Planejamento e Avaliação

Considerações Finais

Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas.
MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais

Ferramentas pessoais