AVA-No contexto da Aprendizagem e Avaliação

De Wiki_Semed

Edição feita às 19h29min de 13 de dezembro de 2013 por Admin (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Curso AVA-No Contexto da Avaliação e Aprendizagem

Este curso foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar a formação continuada na modalidade híbrida, presencial e a distância aos Professores Coordenadores de Tecnologias (PCTEs), visando propiciar o uso dos recursos tecnológicos da Web 2.0 de forma contextualizada. A primeira turma constitui-se de cinquenta participantes, os quais finalizaram o curso no ano de 2011. A segunda turma foi formada por noventa e cinco professores que concluíram os trabalhos em outubro de 2012.

  • No ano de 2011 iniciou-se uma nova trajetória na Divisão de Tecnologia Educacional- (DITEC), pois a proposta criada pelo Professor Dr. Pedro Demo era de autoria, pesquisa e mediação. Esta concepção ofereceu a possibilidade de leitura e autoria, visto que se acredita que para formar o aluno autor e pesquisador, antes de tudo o professor deve ter este perfil.

Antes e durante toda a trajetória do curso, nós, “mediadores” tivemos que estudar muito, pesquisar, descobrir novas possibilidades pedagógicas que a Web 2.0 oferece, e outros recursos que proporcionassem a autoria e autonomia, pois a proposta era que os cursistas se tornassem autônomos, pesquisadores, autores e adquirissem conhecimentos além daqueles que disponibilizamos durante os encontros presenciais. O que mais enriqueceu o curso foi o fato de que havia muito embasamento teórico e produção de textos clássicos e multimodais, visando contextualizar as possibilidades pedagógicas que os recursos da Web 2.0 proporcionavam. Assim foi possível criar argumentos quanto ao uso dessas ferramentas, enfatizando a ideia de não se trabalhar apenas a ferramenta em si, ou seja, a técnica pela técnica, e sim uma larga visão pedagógica. Foram momentos de alegria, ansiedade e cansaço, pois os cursistas comentavam que não conseguiriam finalizar o curso, visto que exigia deles a autonomia nos estudos e também aliar a teoria à prática, porém todas estas dificuldades foram compensadas a partir do momento em que eles conseguiam perceber as implicações desta formação na prática docente e aprendizagem dos alunos. Enquanto mediadores tínhamos que incentivá-los, oferecendo-lhes novas possibilidades, e acima de tudo demonstrávamos paciência, conhecíamos suas jornadas, de trabalhos e suas atribuições pedagógicas. Esta experiência nos possibilitou avanços na leitura, autoria e pesquisa, assim como propiciou um novo olhar quanto às mudanças de atitudes, diante dos desafios da evolução tecnológica, no processo de intervenção e na construção do conhecimento. A partir desta formação, podemos constatar as potencialidades pedagógicas da Web 2.0, quando estas são inseridas de forma significativa, com mediação pedagógica, objetivos e novas metodologias, com foco na aprendizagem dos alunos.

Equipe de professores mediadores do curso AVA no contexto da aprendizagem e avaliação

Ferramentas pessoais