Turma - A - Vespertino: O papel da pesquisa nos espaços formativos e os saberes e atitudes que subsidiam a ação teórico-metodológica
De Wiki_Semed
Introdução
O maior desafio da escola é levar o aluno a construção do conhecimento pois a aprendizagem na escola é um fator decisivo para se ter uma população que saiba pensar (DEMO, 2010)[1]. Nesse contexto, a pesquisa – prática que não é constante em ambientes escolares – é vista como uma metodologia capaz de fazer com que o aluno aprenda, ou seja, se aproprie do conhecimento.Pesquisar é romper algo ja construído, explorar novas descobertas, investigar e certificar-se de que nada esta pronto ou definido. Um impulso generalizado de conhecimentos que confrontam as certezas existentes e os falsos mitos sociais, políticos e científicos.Uma importante definição para o termo pesquisa,a qual considera como um "questionamento reconstrutivo" (Demo 2009).
A construção do conhecimento dá através da aprendizagem, onde o aluno é o mediador, o construtor, o reconstrutor do seu saber de suas pesquisas. Para que construção ocorra a escola deverá estar amplamente aberta ao campo de pesquisa, mediando essa construção de conhecimento visando suas dimensões.
Em qualquer das duas circunstâncias, trata-se sempre de construir conhecimento, mas em dimensões diferentes, ainda que interligadas. Por certo, pesquisa não pode ser qualquer coisa, exigindo, entre outras qualidades, rigor metodológico (Demo, 1995; 2000).
Rigor metodológico que define os caminhos teóricos que a pesquisa seguirá, mas sobretudo que resultados ou soluções concretas esta pesquisa definirá, pois segundo Demo “Todas as pesquisas carecem de fundamento teórico e metodológico e só tem a ganhar se puderem, além do rigor categorial, apontar possibilidades de intervenção ou localização concreta. (Demo, 2005)